Homeland: Q&A (2×05)

E com esse episódio de Homeland nós aprendemos que, definitivamente, Brody não resiste a pressão. E o engraçado é que eu acho um dos traços mais importantes em um terrorista, vocês não?

Pensem comigo: em vários momentos da primeira temporada ele quase perdeu a calma ou quase abriu a boca, mesmo com Carrie. Então ele não resiste a pressão de decepcionar sua filha e não explode a bomba. Ele não resiste a pressão do que Walker fala e o mata. Mesmo na situação do alfaiate, que morreu por acidente, ele não estava lidando bem com o que passava.

Aqui, depois de ser quebrado fisicamente pelo primeiro agente, ele acaba por desabar com Carrie, e assume seu papel nos planos de Nazir. A pergunta agora é: como ele lidará com a pressão de ser um agente duplo?

O que nos leva a segunda questão da noite: havia outro caminho possível? Não. Ao escolherem revelar a verdade sobre Brody logo no começo da temporada os roteiristas escolheram que ele acabaria tendo de trair Nazir para salvar sua pele.

O que nos leva a terceira questão: o que afinal move Brody? Só que esta eu agora consigo responder de bate e pronto e me consola no fato de eu não conseguir odiá-lo: ele é somente coração. Ele foi magoado quando o filho de Nazir morreu e foi isso, não a tortura, que o conduziu na direção do terrorismos e, mesmo nesse ponto, porque ele queria que o culpado por sua dor pagasse.

Ele estava sozinho, isolado, achou que tinha matado seu melhor amigo, não imaginava voltar para casa e se apegou a aquele menino que acabou morto. Ele não pensava em inocentes mortos, ele pensava em punição.

Agora, mais sozinho ainda, porque até aqui ele realmente não tinha ninguém do seu lado, ele se quebrou um tanto pelo medo, mas muito porque aquela causa não era mais a causa do seu coração, porque agora ele tem seus filhos, sua família.

Um episódio que não nos fez suar frio como os primeiros da temporada, mas que nos fez sofrer junto com o protagonista entre aquelas quatro paredes. E depois chorar com Carrie, primeiro quando ela confessa o seu coração partido, depois quando, sozinha em sua casa, ela mostra que ainda está perdida.

E foi um show desses dois atores naquela cena de mais de 10 minutos. Eu os imagino exaustos ao final. Alguém, por favor, garante os prêmios do ano que vem?

P.S. Quase esquecendo: O que significou o tal atropelamento de Xander e Dana? Acredito que isso trará implicações futuras que podem pesar na balança de Brody novamente.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

12 Comentários


  1. Simone Homeland vai fazer a rapa em premiações no ano que vem porque este episódio o nível de atuação é espetacular! E outra coisa o todo mundo que está acompanhado a série diz que o Brody ainda se decidiu qual lado ele está porque ele não revelou coisas importantes como aquelas coordenadas que ele pegou na CIA e o colete ele não admitiu que usasse. Os produtores da série se não me engano são os mesmo de 24 horas o pouco que eu sei da série é que nada o que parece e que não se pode confiar em ninguém. Só na Carrie que eu não desconfio.

    Responder

  2. Simone aconteceu um milagre semana passada eu chorei assistindo uma série. E quase chorei pelo o Brody neste episódio.

    Responder

  3. Simone, como sempre fã total de suas reviews. Concordo totalmente com você sobre Brody não resistir à pressão. E justamente por isso a morte do alfaiate não foi um acidente. O Brody literalmente quebra o pescoço dele (um horror dá para ouvir até o estalo) em um momento em que a mulher dele está com ele no celular pressionando-o sobre seu atraso na festa para a coleta de fundos do VP. Ela pergunta que barulho era aquele (o alfaiate gemendo tentando se soltar da “gravata” dada pelo Brody no chão) ele diz que não é nada e o mata quebrando o pescoço para acabar com o barulho. Ou seja comprova sua tese. No pression, please. E finalmente uma última observação, bastante subjetiva, eu sinto que o Brody ama uma única pessoa neste mundo. Não é mulher e filho. É tão somente sua filha Dana. E é aí que o episódio do atropelamento pode vir a ser quase vital para o desenrolar da serie. É a primeira vez que assisto uma serie cuja segunda temporada consegue ser superior à primeira que já era sensacional. Esse episódio Q&A vai ficar para a história. Beijos.

    Responder

    1. Sim Raquel, você tem razão: não foi acidente. Vamos dizer que não foi planejada, mas ele acaba se livrando do problema da forma que lhe parece mais fácil.

      Homeland se mostra a melhor coisa da TV neste ano, não é mesmo?

      Beijos

      Responder

  4. Com certeza, um episódio maravilhoso, com os dois dando um show.

    Responder

  5. Ele não pensava em inocentes mortos, ele pensava em punição.

    Mesmo se ele explodisse a bomba nenhum inocente morreria.A nata da política norte americana inocente?O inferno vai congelar antes.

    E foi um show desses dois atores naquela cena de mais de 10 minutos. Eu os imagino exaustos ao final. Alguém, por favor, garante os prêmios do ano que vem?

    Acho q já está garantido.Por né?Eu só não entendo como o John Noble nunca sequer foi nomeado.A vida é injusta certo?

    O q me dá agonia é sofre com o Brody.Ele está cercado por todos os lados.Todos querem a alma dele e não há lugar para se esconder.

    Responder

    1. Ah Gabriela, preconceito! série policial e série de ficção dificilmente consegue reconhecimento, o que eu acho uma pena.

      E por isso que eu acho que o brody ainda trocará de lado mais de uma vez… Ele simplesmente não tem escapatória.

      Responder

  6. COMEÇANDO PELO FIM. QUE CASALZINHO MAIS CHATINHO É ESSE FORMADO PELOS ADOLESCENTES? O VICE-PRESIDENTE MAGOA O MOCINHO E O FILHO DO VICE DECEPCONA A FILHA DO MOCINHO… CHATO, COMUM, ESPERADO… QUE CONTRADITÓRO OUVIR A GAROTA DIZER PARA O RAPAZ CORRER COM O CARRO, NÃO ACHARAM? LOGO ELA TODA CERTINHA E SABE, MAS QUE NINGUÉM, A NECESSIDADE DOS SEGURANÇAS, OU JÁ ESQUECEU PELO O QUE O SEU PAPAI PASSOU? JÁ SEI QUE A TEMPORADA VAI SER UMA BRIGUINHA ETERNA ENTRE ELES, OU SEJA, CHAAATTOOOOOO

    SOBRE BRODY. CARAMBA, QUINTO EPISÓDIO E ESSA REVIRAVOLTA? HUMMMM. SEI NÃO, MAS SENTI DUAS COISAS DIFERENTES:
    1 – QUEREM FORÇAR A NOSSA BARRA VOLTANDO AO ROMANCE DOS AMANTES. PARECE QUE ISSO DEU CERTO ANTERIORMENTE E QUEREM RETOMAR O QUANTO ANTES COM A TEMÁTCA.
    OU
    2- ACHO QUE A CONFISSÃO DE BRODY SE DEU RAPIDAMENTE. PARECE QUE HÁ PANO NA MANGA. PENSO QUE ELE NÃO DEIXOU SUAS CONVICÇÕES SOBRE VINGANÇA APENAS PQ FORA AMEAÇADO… MUITO ESTRANHO ISSO.

    ACHO QUE NO FINAL, SÓ RESTA PARA BRODY COMETER SUICÍDIO. É MUITA LAVAGEM CEREBRAL PARA UM HOMEM SÓ.

    PRÊMIOS, CLARO QUE ELE MERECE, ASSIM COMO O BARBUDO QUE CONFIA EM CARRIE… O ELENCO É AFINADO. SE O DIRETOR DIZ SE JOGA, TODOS PERGUNTAM: DE QUE ALTURA? KKKKK

    MAS É CLARO QUE EU TINHA QUE ENCRENCAR COM ALGUÉM E VOU LOGO DIZENDO, NÃO GOSTO DA ATRIZ QUE FAZ DONA, DESCULPEM.

    Responder

    1. Eu acho que ele simplesmente não resistiu a pressão e acho que não será a última vez em que isso acontece. Brody no fundo é um fraco, tem horas que eu acho que foi por isso que ele foi escolhido por Nazir, até. Não acho que Carrie e brody fiquem juntos novamente, mas ela é louca por ele, isso éB

      Não tenho dúvida de que o elenco está afinado demais, cada cena é um deslumbramento.

      Responder

  7. Homeland se supera a cada semana. Quando esses dois estão em cena, tudo transpira, o olhar, a voz, a expressão corporal. É incrível a conexão entre eles. Chegar a ser palpável.
    Para mim a melhor série da atualidade e olha que estamos com ótimas temporadas de Once Upon a Time, Person of Interest, The Walking Dead e American Horror Story.
    Mas Homeland está no topo.

    Responder

    1. Elaine, concordo contigo, hoje Homeland é a melhor série em exibição. Os diálogos são precisos e as atuações são memoráveis.

      Responder

Deixe uma resposta