Treme, uma boa história, excelente música

Pisei na bola: na correria desta semana eu acabei nem  falando da chegada de Treme na HBO – a estréia aconteceu ontem – e eu espero poder compensar isso contando a vocês sobre o novo seriado a tempo para que vocês assistam a reprise do primeiro episódio na próxima quinta, dia  02 de Setembro, a partir das 21h00.

Neste texto, que escrevi logo após a estréia do seriado nos EUA com o episódio , para o Teleséries, você pode entender um pouco do que senti ao descobrir um seriado que é tão particular, tão único:

Você está dizendo que tudo que quer é ficar alto, tocar trompete e fazer churrascos em New Orleans?

Eu ficaria feliz com isso.

A primeira frase é dita por um incrédulo Davis (Steve Zahn) para um dos mais talentosos músicos da cidade de New Orleans, no distrito que tem o nome de Treme, quando este rejeita a idéia do sucesso. E esse diálogo talvez seja adequado para explicar do que trata a série Treme, renovada pela HBO logo após a exibição deste episódio.

Outro belo representante desta história é Albert Lambreaux (Clarke Peters), um homem que perdeu quase tudo: sua casa foi destruída pelo furacão, sua cidade está debaixo de lama, seus amigos lutam por sobreviver a outro dia – a história se passa apenas três meses após a destruição da cidade pelo Katrina e a marca de onde a água alcançou ainda está em todas as paredes.

Determinado a festejar o próximo Mardi Grass (o carnaval de New Orleans), ele se veste em uma fantasia em diversos tons de amarelo e laranja, o verdadeiro representante do Guardião das Chamas, para convencer a um amigo que lhe ajude a limpar o bar de sua irmã, abandonado, para que o grupo de músicos possa se preparar adequadamente.

Treme fez sucesso porque fala daquilo que é extremamente caro ao povo americano: a capacidade de se reinventar, levantar e sobreviver, e, ao mesmo tempo, manterem-se os mesmos, com as mesmas histórias e os mesmos valores.

Além de Davis e Albert, conhecemos a história do músico Batiste (Wendell Pierce), nem de tanto sucesso, mas cujo talento faz com que chegue ao próximo dia, sua ex-esposa LaDonna (Khandi Alexander), dividida entre manter seu bar e buscar por seu irmão, desaparecido entre os muitos presos logo após o furacão, e Bernette (John Goodman), que luta para reerguer a cidade, cuja derrocada ele atribui ao governo.

Não sei se será um seriado de sucesso internacional: além de baseado em tudo que é caro a cultura americana, ele não teme ser bairrista. Mas vale cada minuto, se não por sua história, por sua música, blues de raiz.

E o clipe que a HBO escolheu para apresentá-la mostra muito bem do que se trata, mostra do espírito de que a série é feita:

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta