Criminal Minds: Our Darkest Hour (05×23)

Alfred Lord Tennyson escreveu: “E de fora da escuridão vieram as mãos que chegaram através da natureza, moldando o homem.”

É indiscutível que esta temporada de Criminal Minds tenha sido mais sombria que as anteriores. Apesar de alguns finais felizes, muitas foram as mortes e em muitos momentos em que um ou mais membros da equipe chegaram a aquele ponto em que quase se perde a fé na raça humana.

Our Darkest Hour foi mais um desses episódios em que ficamos realmente incomodados com a selvageria de cada crime e, mais ainda, com a falta de motivos para serem cometidos. Neste caso em especial eu fiquei com um horror absurdo do criminoso, podre por dentro e por fora, como diria Rossi – interpretado por Tim Curry , que tem se tornado um especialista em interpretar tipos estranhos.

E o cenário não poderia ser mais adequado ou assustador: uma cidade totalmente no escuro. Você consegue imaginar quase todos os dias você conviver com Black-outs? Sem luzes em casa ou nas ruas? A cena em que a moça chega com seu filho em casa, tudo escuro, os dois tão expostos, acabou sendo uma das mais marcantes para mim, até mais que as mortes.

A descoberta de uma série de crimes ao longo do país, a descoberta de que o assassino seria o responsável pela morte dos pais do policial e, finalmente, toda a cena final, em que ele mata o policial na frente de Morgan e depois leva a menina, só tornaram tudo mais difícil de ser digerido.

Talvez por isso eu tenha ficado tão incomodada com o final, com o fato de ficarmos sem um fechamento. Talvez eu tenha apenas ficado incomodada com o fato do gancho da temporada ter sido tão parecido com o da temporada passada, só que dessa vez ao invés de Hotch temos Morgan, peça principal em todo o episódio, como o homem que irá em busca de vingança – ou justiça, a linha que os divide é tão fina.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

14 Comentários


  1. M E D O , muito medo mesmo desta história
    o Tim faz muitos papeis de vilão masss esse personagem …. quase não reconheci o ator

    M EEEEEEEEEE D OO

    nem quero pensar em ter esses blacks-outs aqui no Rio, CREDOOOO ….. ai a coisa vai ficar preta mesmo O_O

    agora é esperar pela próxima temporada e aguardar para continuar a ler os seus reviews, sempre muito bons de se ler

    Responder

  2. Foi muito bom e impactante. Chato é saber que temos que esperar um ano pela conclusão.

    Responder

  3. Faço da suas palavras as minhas……dedmorei para assisti esse final(só consegui assisti esse fds) e xinguei até a próxima temporada e mais um pouco……de novo alguém em perigo? de novo um “be continue”, para uma temporada tão boa não precisava disso….e a historia foi bem sinistra desde do Black Out até o personagem(feiooooooooooooo – medoooooooooo) Só nós resta aguardar até fevereiro de 2011; Que raivaaaaaaaaaaaaa

    Responder

  4. Também achei o episódio tenebroso.

    O que me deixou mais impressionado foi a cena da morte do policial…

    Responder

  5. Também achei o episódio Macabro…
    O que mais me impressionou foi a morte do policial na frente do Morgan, e ele não poder fazer nada….
    Vou aguardar a próxima temporada com muita ansiedade… Bjssssssss A todos vcs

    Responder

  6. PARABENS PELOS REVIEWS DE CM, SIMONE!

    SÃO EXCELENTES!

    PRA QUEM É APAIXONADO PELA SERIE, COMO NÓS O SEU SITE É UMA MARAVILHA!

    GRANDE ABRAÇO

    Responder

  7. Simone, boa noite…
    Preciso da sua ajuda.. ja pesquisei na internet e não achei a informação. O ultimo episodio que assisti de Criminal Minds foi quando JJ conta para a equipe que estava gravida e a temporada terminou com alguns carros do FBI explodindo. Pois bem, me perdi na contagem das temporadas e dos episodios.
    Hj assisti um episodio que Hotch esta no enterro da sua esposa.

    Lembro de ter lido aqui no seu blog sobre um episodio que terminava com um tiro e não sem sabe quem tinha morrido. Este episodio de hj termina ou começa um temporada? E qual temporada está passando atualmente na AXN?

    Obrigada e desculpe abusar da sua paciencia…

    Responder

    1. Oi marcia,

      Vamos lá: Você assistiu ao último episódio da terceira temporada, Lo-fi (03×20), nele a equipe está atrás de terroristas em NY e ele acaba com a explosão. No primeiro da quarta temporada descobrimos que ninguém da equipe morreu, quem morre é a chefe do FBI de lá.

      Da quarta para a quinta temporada temos o retorno do assassino de Chicago, The Reaper, que acaba por dar trabalho ao time e principalmente ao Hotch, já que ele começa a persegui-lo e a sua família. Somente no episódio 100 é que os dois ficam frente a frente, mas ele consegue matar a esposa do Hotch – episódios 05×09 e 05×10. O tal tiro é no episódio 05×09, porque Hotch e o Reaper estão lutando no chão e você não consegue ver direito quem morreu.

      É essa quinta temporada que está sendo reprisada pelo AXN, a sexta estréia está semana nos EUA, mas só deve estrear na AXN no ano que vem – se ela seguir o que fez nos anos anteriores.

      E não é abuso não. Beijos

      Responder

  8. Depois de assistir a este episódio tive muita dificuldade em dormir, e depois pesadelos diversos.
    Foi realmente impressionante, mas adoro esta série.

    Responder

    1. Àdriana, tem uns episódios que mexem muito com a gente, principalmente quando o “cenário”o fundo da história parecem mais reais.

      Responder

Deixe uma resposta