Sagrado: programa discute religião de forma moderna

religiao

Neste domingo a Rede Globo e o Canal Futura trazem uma interessante discussão a público: qual é a visão de diferentes religiões sobre assuntos modernos, e muitas vezes polêmicos, como violência urbana, sexualidade, novos formatos familiares e mesmo violência urbana.

O programa Sagrado, coprodução dos dois canais, trará representantes das diferentes religiões hoje presentes no Brasil: catolicismo, protestantismo, religiões afro-brasileiras, espiritismo, islamismo, budismo e judaísmo estarão presentes na série, convidando a todos para conhecer essa diversidade tão característica de nossa realidade nacional.

A série será exibida em dois diferentes formatos: na Rede Globo, em peças diárias de dois minutos de duração veiculadas sempre às 6h05. Às sextas-feiras o assunto da semana será debatido no programa Mais Você e aos domingos, às 6h50, os programas são reunidos em uma edição especial de 10 minutos. Já o Canal Futura exibirá diariamente a versão integral das peças em dois horários, às 7h15 e às 18h45.

Todos os programas terão a aprticipação de atores e atrizes que, de alguma forma, tem algum relacionamento com a religião abordada: Tony Ramos, Oscar Magrini, Stênio Garcia, Nathalia Timberg, Carlos Vereza, Juliana Paes e Christiane Torloni aceitaram participar a fim de incentivar a discussão, mesmo quando não praticantes da religião abordada.

Entre os líderes religiosos que participam do programa estão o Cônego Antônio Mazatto (catolicismo), professor da Faculdade de Teologia N. Sra. Assunção, de São Paulo; o Pastor Israel Belo (protestantismo), da Igreja Batista de Itacuruçá; o Xeique Armando Hussein Saleh (islamismo), membro do Conselho Superior da Mesquita Brasil, em São Paulo; o Rabino Nilton Bonder (judaísmo), da Congregação Judaica do Brasil; Antonio Cesar Perri de Carvalho (espiritismo), diretor da Federação Espírita Brasileira; Valdina Pinto (religiões Afro-brasileiras), do Terreiro Tanuri Junsara, em Salvador; e Lama Padma Santem (budismo), do Instituto Caminho do Meio, Centro de Estudos Budistas Bodisatva, de Viamão, RS.

Temas debatidos

A cada semana um assunto será tratado:

1. Lugar e papel das religiões no mundo contemporâneo

2. Tragédia e solidariedade

3. Violência urbana

4. Lugar e papéis sociais da mulher no mundo contemporâneo

5. Vaidade e culto ao corpo

6. Novas famílias

7. Quando começa, quando termina a vida? Abordado pela temática dos transplantes

8. Ganância: a permanente tensão riqueza ‘versus’ felicidade

9. Liberdade sexual (orientações de gênero, poligamia…)

10. Estado laico (limites entre religião e Estado; movimentos religiosos no Congresso Nacional)

11. Destino ‘versus’ livre arbítrio

12. Liberdade de expressão

13. Pós-morte (vida após a morte; o que vem depois da morte?; por que o homem teme tanto a morte?)

14. Fome ‘versus’ vontade de comer (instinto e pulsão; obesidade)

15. Corrupção (política como prática democrática e corrupção)

16. Essência do ser humano (na essência o homem é bom?; bom selvagem ‘versus’ homem domesticado)

17. Meio ambiente: por que o homem não consegue alcançar sustentabilidade?

18. Crianças abandonadas pelas mães

Não perca a estreia do programa neste domingo, 05 de Outubro, na Rede Globo, ou a partir da próxima segunda no Canal Futura.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

1 comentário

Deixe uma resposta