Você conhece a Norma?

O nome pode ser diferente, mas eu duvido que você não conheça alguma Norma: uma mulher na faixa dos quarenta anos, que trabalha, tem uma filha adolescente e que precisa recomeçar a vida após o final de um casamento de quase vinte anos. Encontrou alguém com essa descrição?

É claro que, com tanta coisa acontecendo, Norma fica insegura e cheia de dúvidas, sem saber ao certo se escuta a cabeça ou o coração. Fica perdida entre o desejo de mudar, de se arriscar, e a segurança de ficar em casa, de cuidar apenas do trabalho e de sua filha.

Pois bem, se sentindo perdida com essa necessidade de recomeçar Norma vai precisar contar com os conselhos dos amigos sobre como encarar esses e muitos outros desafios. E, entre esses amigos conselheiros eu estou incluindo eu e você.

Quer saber como?

blog da denise

Pois Norma é a nova aposta da Rede Globo de televisão. Um programa diferente de tudo isso que você viu por aí e estrelado por ninguém menos do que a gracinha da Denise Fraga. É dela o papel que dá nome ao programa e cuja direção fica a cargo de Luís Vilaça, marido da atriz e conhecido bom contador de histórias.

A mudança no formato veio da idéia de interagir de verdade com o público e essa interação já começou: neste endereço você encontra textos da Denise e do pessoal da produção. Você pode comentar, dar idéias de situações a serem enfrentadas pela personagem, mandar vídeos, participar de enquetes. Todo esse material será usado pela produção. No caso dos vídeos, inclusive, existe a idéia de usar os melhores na abertura dos episódios, que tem estréia prevista para Outubro, logo depois do fim do programa No Limite.

Mas não para por aí: durante a gravação o público pode participar presente na platéia do programa, através do chat disponível na agenda da Rede Globo, do Skype e do twitter.

Tanta participação está sendo levada a sério pelo Luís Vilaça e pelo pessoal da produção, que está gostando das sugestões que estão sendo recebidas e acreditam até poder encontrar novos talentos, como a Sam Shiraishi conta aqui, depois de ter participado da platéia de um piloto para o programa.

Na quinta passada eu, Sam e outros blogueiros tivemos a oportunidade de estar na Rede Globo conversando com o pessoal da produção e com a Denise – que sim, é tão simpática quanto vocês imaginam – dando mais idéias e ajudando um pouquinho a preparar o terreno para a estréia. Fomos até tema de matéria publicada no portal da rede de televisão.

Blogueiros na Globo

É claro que todos os presentes ficaram encantados, afinal, blogueiros são naturalmente inclinados a interatividade, e todos ficaram na torcida por uma vida longa para o programa. No entanto, precisamos admitir que o desafio é grande.

O formato pode ser considerado inovador mesmo para a TV fechada, quanto mais para a TV aberta, aonde o máximo de interatividade para o público são os  programas em que votam em quem fica ou quem sai. Para dificultar a tarefa da talentosa equipe ainda temos o fato de que o programa enfrentará no final dos dias de domingo a concorrência de A Fazenda, programa popular da Rede Record – do qual eu passo o mais longe possível, por favor.

Outro desafio é incluir interatividade sem tornar o formato cansativo. No caso de Mothern a participação de especialistas ou médicos sempre foi bem dosada, no caso de Dilemas de Irene a participação acabou tirando boa parte do brilho dos trechos roteirizados.

A Globo sempre investiu em programas inovadores em seus canais de TV fechada. Programas que, algumas vezes, conseguem fazer com sucesso o caminho da TV aberta, como, por exemplo, o Cilada, que depois de uma carreira de sucesso no Multishow hoje integra o Fantástico, programa vitrine do canal.

Norma tenta o desafio de encontrar o seu público já na TV aberta. Qualidade para o sucesso eu não tenho dúvidas de que o programa tem. E, conquistando a participação do público, ele terá tudo para dar certo – afinal, depois que é mordido pelo bichinho de contribuir com algo de que gosta, ninguém mais se salva.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

1 comentário


  1. AGRADEÇO A TODOS VOCÊS A CRIAÇÃO DESSE SENSACIONAL PERSONAGEM.
    POIS QUANDO TOMEI CONHECIMENTO QUASE SURTEI….RISOS…….
    SOU PESQUISADORA DE MERCADO, MARKETING, SOCIAL, OPINIÃO E POLITICA,
    ME RETRATEI EM NORMA E CREIO QUE O TEMA TEM PANOS PRAS MANGAS POR
    SER UM ASSUNTO ABRANGENTE E AINDA MAIS PORQUE A VIDA DE UMA PESQUI
    SADORA É UM UNIVERSO DE SITUAÇÕES HILARIANTES. MAS APESAR DESSA RODA
    VIVA NOS DEFRONTAMOS COM HISTÓRIAS QUE SE PASSAM COM NOSSOS ENTRE –
    VISTADOS QUE NOS DEIXAM SENSIBILIZADAS E FRAGILIZADAS DIANTE DESSA ESTRA
    DA QUE É A VIDA DE UMA PESQUISADORA.
    EU ANTES ATÉ PENSAVA EM ESCREVER UM LIVRO NARRANDO TODAS AS EMOÇÕES
    E CONFLITOS VIVIDOS NESTES ANOS DE PROFISSÃO.
    PORTANTO TORÇO PARA QUE O PROGRAMA CHEGUE AO TOPO E DESEJO ME ESPE
    LHAR ACIMA DE TUDO NA ALMA DE NORMA ( PESQUISADORA, GUERREIRA E MULHER
    QUE FLUTUA DIANTE DE SUAS ESCOLHAS }
    BJS DO CORAÇÃO

    Responder

Deixe uma resposta