Opinião: Cupid

cupid

Cupid foi um seriado duplamente injustiçado. Em sua primeira versão durou 14 episódios, na segunda apenas 07. Na primeira Jeremy Piven, na segunda Bobby Cannavalle. A história? Um rapaz acredita ser o Cupido em plena Nova Iorque. Para retornar ao Olimpo precisa juntar 100 casais pelo amor verdadeiro. Em seu caminho uma psicóloga que acredita que o amor não é o mais importante em um relacionamento.

Em sua primeira versão eu ainda nem pensava em ter um blog. Sobre a segunda eu escrevi alguns textos para a coluna Semana Lá Fora do Teleséries – você lê meu comentário sobre o último capítulo aqui e pode ler sobre os demais aqui – mas meu amigo Marco Aurélio, talvez tão triste quanto eu, escreveu um ótimo texto sobre a frustração de ver mais um bom seriado partir tão cedo. Reproduzo o texto abaixo, que foi escrito antes da exibição do último episódio, na semana passada.

**********

Será que a flecha do cupido me acertou? Ao que tudo indica sim, pois estou apaixonado pela série Cupid e indignado com seu cancelamento. Fazia tempo que não assistia algo que me deixava morrendo de vontade de esperar pelo próximo episódio, a série é encantadora, cativante, relembra perfeitamente a série original. O mesmo trabalho, mesmo foco, mesma diversão, emoção, enfim é como se fosse uma continuação de Cupid diretamente de 1998 e, olha, deu saudades, deu vontade de ver muito mais.

Enfim tivemos duas chances, não é? Duas chances de vermos a real verdade sobre Trevor, é ele realmente o Cupido? Ou,o que será que se esconde por detrás das intenções desse homem? Ele acredita tanto no amor que segue nessa busca de juntar, formar casais e não desiste até vê-los juntos e felizes? Seria uma pessoa que acredita indiscutivelmente no amor, que tem esperança de que duas pessoas podem ser felizes? Ou seria alguém tão descrente do amor nos dias de hoje que sai nessa luta para tentar provar que o amor pode dar certo? Reformulando tudo isso, será que ele sofreu tanto, teve uma decepção tão forte que desistiu do amor para si mesmo e na esperança de rever isso, ele luta para formar casais felizes?

Enfim nunca saberemos, não é? Duas chances e nenhuma delas seguiu adiante para a série resolver seus mistérios. Afinal a premissa da série seria formar 100 casais para o cupido voltar ao monte Olimpo e para isso precisaríamos de pelo menos 5 temporadas. Da primeira vez a série não passou do 15º episodio, nem todos foram exibidos e, nesta nova tentativa, foram apenas 7 com 6 exibidos. Uma pena, sinto realmente pela série.

Numa época em que internautas se matam pra defender as teorias de Lost, onde muitos afirmam que a serie é um épico, outros afirmam o oposto, e, ainda, a franquia de CSI que não pára de crescer, aparece uma série leve, despretensiosa, doce e relaxante de se assistir, mas, pelo visto ,o público não se interessou muito.

Há algumas diferenças a serem tratadas nas duas séries, a que mais me chamou a atenção foi que nessa segunda versão notei uma certa pressa nos episódios, resoluções rápidas, cenas rápidas, confesso que isso me incomodou um pouco, achei que faltaram cenas mais calmas, para reflexão dos próprios personagens.

A agilidade pode ter tirado um pouco do que já conhecia da série, mas, apesar disso, não acho que sua real intenção tenha sido comprometida. A série manteve as mesmas tiradinhas do original, onde certas falas nos fazem rir um pouco, Trevor continuou divertido. Aliás um dos pontos que observo sobre a série é como Bobby Cannavale e Sarah Paulson são fortemente questionados e comparados aos atores do original e são, na maioria das opiniões, desqualificados e, num sentido mais coloquial, “não deram conta do recado e não conseguiram ter a mesma química de Piven e Marshal”.

Está aí um ponto em que discordo consideravelmente, quando soube que Bobby faria Trevor fiquei imensamente feliz. Ele é um excelente ator, desde Third Watch sou fã dele, gostei de sua participação em Cold Case e ele fez um Trevor tão bom quanto o original. Já Sarah, adoro ela desde Jack and Jill, também gostei dela como Claire, embora ainda considere Marshall mais a vontade no papel.

De qualquer jeito eu penso assim: os 4 atores merecem seu reconhecimento, pois todos fizeram um ótimo trabalho, a meu simples ver, não senti nenhuma perda do elenco novo se comparado ao original, gostei de ver um novo Trevor, uma nova Claire, poderia ver diversas vezes Cupid original e essa versão de 2009 que sentiria a mesma sensação, a mesma satisfação.

A série se foi, adoraria ver mais episódios, os casais que Trevor tentava juntar continuaram divertidos, cativantes, você acabava torcendo por eles e apenas 7 episódios foi muito pouco, a série merecia uma chance. O episódio até poderia nunca deixar você em dúvida – se Trevor conseguiria mais um casal ou não – mas era cativante.

E muitas fórmulas poderiam ser exploradas ainda, essa questão de impor dificuldades aos casais era uma delas. No fundo que ser humano é feliz sozinho? A maioria não procura por um amor, um companheiro? Então porque não ter o prazer de ver isso toda semana, de se apaixonar, de sonhar, de ter esperança, de acreditar? Cupid nos dava isso!

Enfim, eu já estou com saudades de Cupid. Foi muito pouco tempo, não vimos Claire vencer seus medos, traumas, ver sua transformação de uma pessoa cética e racional a uma pessoa mais emocional, mais aberta. Muito menos saberemos o que levou Trevor a se identificar como Cupido. Mas garanto que o que vimos foi suficiente para querermos mais, para colocarmos um sorriso no rosto após o final de cada episódio.

Parabéns Cupid, que cumpriu bem sua missão. A série se despede, mas acertou em cheio diversos corações. Por ironia do destino, a série que pretendia formar casais felizes, deixou fãs em meio a um amor platônico, já que não teremos mais as confusões e alfinetadas de Trevor e Claire toda semana. Ah, e sobre os mistérios da série, não sei quase nada, apenas sei que uma surpresa reservada ao casal 100 ou aos fãs da série, seria que o tal casal serie Trevor e Claire. Legal não é? Agora fica a nosso cargo imaginarmos isso!

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

10 Comentários


  1. Oi Simone
    obrigado por publicar meu texto, não sei se escrevo tão bem qto vc, mas tentei… rss
    eu adorava cupid e é uma pena o cancelamento, tanta coisa chata no ar e uma das poucas series que eu gosto acaba assim tao rapido.
    mas ta ae um simples texto e de novo obrigado por ceder seu espaço um pouquinho
    abraços

    Responder

    1. SI,

      vc chegou a pegar as reviews de Marquinhos sobre Everwood no Teleséries? olha, ouso afirmar que foi um marco para o Teleséries as reviews dele. mto boas mesmo.

      belo texto Marquinhos
      e vc ainda está me devendo a Cupid antiga
      rsrs

      Responder

  2. Não conheci a serie original. e é uma pena que cupid tenha sido cancelada eu adorava. ria das loucuras e trejeitos do Trevor.

    Responder

  3. É uma pena perder uma séria tão legal, gostava de ficar a noite assistindo pelo menos 2 capitulos para ir dormir com o coração tranquilo e alegre, acreditando no amor que ainda existe no ser humano. É um grande erro o cancelamento dessa série. Estou triste e ainda tenho esperança que ainda possa voltar !

    Responder

  4. é verdade, Cupid é uma serie doce e relaxante, também costumo assistir antes de dormir. Acabei de ver o episodio 7 e tinha uma esperança que desvendasem esse misterio ou ao menos dessem alguma pista mais infelizmente… fica aqui minha saudade.

    Responder

  5. Oi, Acabei de assistir essa série e gostei muito.
    Simone Miletic concordo totalmente com o que o Marco Aurélio disse.
    Tenho certeza que é muito melhor do que aquelas séries sem sentido, como a citada “Lost” (o próprio nome já diz tudo, né.).Também achei muito curta e não sabia que tinha uma versão anterior. A minha expectativa era que o Trevor e a Claire fossem o 100° casal.
    Agora só nos resta torcer para continuarem essa história. Mesmo após 2 anos que foi lançada.

    bj

    Responder

    1. Oi jessyca, se puder dê uma olhada na versão anterior, como ela teve uma temporada toda ela acabou tendo um final mais bem desenhado. Agora, não acho que retomem a produção dela não, viu.

      Responder

  6. Olá, sou psicóloga e estou procurando a série Cupid, a primeira versão para dar a um paciente, alguém saberia onde eu poderia encontrar?

    Obrigada

    Responder

Deixe uma resposta