Cold Case: Andy In C Minor (05×14)

Andy In C Minor

O retorno dos inéditos de Cold Case se deu de forma extremamente feliz, com um episódio daqueles de mexer com a gente e com direito a uma reviravolta no final.

Em Andy In C Minor, a equipe de detetives da Filadelphia tem de investigar um caso nem tão antigo, mas que traz uma dificuldade para eles: um garoto surdo desaparece durante os feriados de Natal de 2006. Os principais conhecidos ou envolvidos também são surdos e trazem consigo a idéia de que os que ouvem são preconceituosos (um preconceito, na verdade).

A cena de Nick e Rush na sala do piano na escola, quando Nick fala que gotas de sangue são pouco para iniciar uma investigação de assassinato e o chefe mandando que a luz seja apagada de maneira a vermos sangue por todo lado, foi uma ótima sacada.

Ao longo do episódio a equipe descobre que o rapaz havia resolvido fazer uma operação para voltar a ouvir, influenciado pelo novo amor que sentia por uma garota que ouvia.

Eu, particularmente, gostei muito da última parte do episódio, quando vemos o que era para seus pais, surdos de nascença, ao contrário do garoto, a idéia do menino sofrer a cirurgia, como se ele se tornasse um mutante, que não pertenceria nem ao mundo dos surdos nem ao mundo dos que ouvem, e como seu pai acaba se resignando a isso apenas para ver um sorriso no rosto de seu filho.

Ao final do episódio, nem pais magoados, nem o pai da garota por quem ele se apaixona, nem a professora de quem a equipe desconfiava. O melhor amigo, Carlos, aquele que parecia perfeitamente adaptado à surdez, ao seu mundo. Ele assassino o melhor amigo pela frustração de que ele voltou a ouvir, e ele não.

Também sempre acho positivo quando Cold Case mostra o pessoal da equipe um pouco mais próximo, um ajudando o outro a resolver problemas. Como, neste episódio, Nick ajudando Kat a tomar a melhor decisão quanto ao que fazer em relação ao pai de sua filha e seu passado.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

11 Comentários


  1. Gostei bastante desse episódio por enfocar de uma forma legal o Implante Coclear (que eu utilizo), e mostrando que infelizmente existem muitos preconceitos entre os prórpios surdos, como pode ser visto numa comunidade no Orkut chamada “Eu odeio o Implante Coclear”, onde impera a falta de orientação. Depois desse episódio, comecei a pensar: Será que algumas dessas pessoas que dissem odiar Implante Coclear são que nem Carlos?

    Responder

  2. Eu quase nunca vejo Cold Case, vi esse episódio por acaso e concordo que foi muito bem feito. Uma coisa que eu gosto muito em Cold Case quando vejo é a fotografia, sempre bonita.

    Responder

  3. Esse episodio foi tão lindo, sempre tive paixão por esse mundo dos Surdos e Mudos(nunca conheci e nem tive contato com surdos)o modo deles se expressarem é lindo. A cena onde vemos o garoto, já com o implante e tocando expressando toda a felicidade que ele está sentindo, foi linda.

    Responder

  4. Eu fiquei com pena do amigo dele, que ficou tão cego por inveja que acabou matando quem não tinha culpa d nada e vai te que conviver com isso pelo resto da vida, agora preso

    Responder

  5. Para mim foi o caso mais lindo ja resolvido, não sei quanto a vcs mas eu me apaxonei pelo garoto que interpreta o Andy alguem sabe se ele e realmente surdo ou seu nome?

    Responder

  6. Como é o nome da Musica que toca no meio do epsódio,alguem sabe me informar?

    Responder

  7. alguem sabe o nome da musica do meio do epi por favor??..favor enviar no meu email..valew galera!!!!!!!

    Responder

  8. A musica do meio do episodio é Talk do Cold Play…
    Procurem por Cold Case: Andy In C Minor no IMDB que encontraram varias informaçoes

    Responder

  9. Eu assisti não faz muito esse episódio do Cold Case: Andy In C Minor e me apaixonei, tudo muito real e bem desenvolvido, adorei. E realmente o preconceito muitas vezes surge da própria pessoa. Mas valeu apena ter assistido, é como uma lição de vida!

    Responder

Deixe uma resposta