Cold Case: Family 8108 (05×11) e Sabotage (05×12)

Cold Case S05 E11

Podíamos dizer que a Warner travou uma guerra conosco nessa temporada e os principais feridos foram nossos seriados preferidos, que perderam toda a lógica de exibição. Ontem eu falei de Without A Trace, hoje vou falar de Cold Case. Não vou fazer um apanhado da temporada, ela ficou confusa demais até para mim, que nesse caso não baixei os episódios e fui tentando acompanhar conforme a Warner exibia, até porque no horário eu não assisto outro seriado.

Queria mesmo é falar dos dois últimos episódios exibidos: Family 8108 e Sabotage. O primeiro foi muito especial para mim, por ter como pano de fundo a Segunda Guerra Mundial, e teve roteiro e atuação excelentes. Ele também me lembrou da velha frase que diz que devemos lembrar que a história é sempre escrita por quem venceu. Ou você ouve muito por aí alguém falando dos campos de concentração onde descendentes de japoneses foram colocados após Pearl Harbor?

O crime investigado é a morte de um descendente de japoneses que, após ser obrigado a viver num desses campos de concentração, foi encontrado morto próximo de uma escada pouco depois do final da guerra. Seu único filho morreu na guerra pelo país que não os reconhecia como americanos. A investigação é iniciada quando a filha, nascida no campo de concentração, procura por Lily, a procura de algum fechamento para a história, que pudesse trazer alguma paz para sua mãe.

O desfecho me surpreendeu: o assassino foi o melhor amigo de infância de seu filho, que frequentava sua casa, ao ser abordado por ele, que acreditava que o filho deveria receber uma medalha pelo que fez na guerra. Sei que todo mundo fala do fato da equipe sempre conseguir obter uma confissão mesmo tantos anos depois.

Primeiro isso não acontece em todo episódio, sei que em sua maioria, mas não em todos, segundo: quando mostram crimes como este, feitos por pessoas que não carregam em si aquela maldade latente, são pessoas comuns que acabaram por cometer crimes pelos mais diversos motivos, mas não são criminosos em essência, a confissão serve como redenção, muitas vezes procurada por todos esses anos.

Já Sabotage, décimo segundo episódio desta temporada, que começou meio perdida tendo que resolver as crises ocasionadas pelo tiroteio em plena delegacia no final da temporada anterior, temos uma série de crimes ao longo dos anos. Crimes fora do padrão: causados por explosões nem mesmo a polícia imaginava que todos teriam uma ligação.

O roteiro nos mostra como um homem comum pôde se tornar um assassino calculista e frio após sofrer uma série de decepções, muitas das quais nós mesmos estamos expostos. Ele acreditava  apenas realizar justiça, e uma justiça poética ao usar caixas de música cuidadosamente esculpidas para realizar seus crimes. Seu pai, que também teve uma vida muito difícil, fazia caixas como essa antes de sua morte.

Cold Case S05 E12

Em Family 8108 Lily Rush encontra a perfeita desculpa para trazer o chefe John Stillman de volta ao trabalho e em Sabotage podemos confirmar o quanto o velho tenente é realmente necessário.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

5 Comentários


  1. Só agora assisti esses episódios. E, SABOTAGE foi um dos melhores a história de Cold Case, aliás os casos dos últimos 20 anos para cá são sempre considerados os melhores por mim.

    Mas o melhor episódio da temporada até agora foi JUSTICE, simplesmente perfeito. SABOTAGE fica em segundo. Seguido de CRAZY BOY.

    Responder

  2. Eu assisti aos dois ontem no SBT e adorei demais, principalmente ao ouvir Apologize no final de Sabotage.

    Responder

Deixe uma resposta