Law&Order: Special Victims Unit – Três na Sequência

Hum, sinceramente, não sei se foi o ritmo acelerado de exibição da Universal que não deixou que eu aproveitasse os três últimos episódios da temporada como deveria ou se, simplesmente, as histórias deixaram a desejar. Mas é incompreensível o canal ter deixado de exibir o seriado por meses e, finalmente, quando voltou a exibi-lo, acelerar sua apresentação, exibindo os três na sequência.

Em Annihilated(8×19) o assassinato de uma mulher toma contornos estranhos quando Stabbler e Benson descobrem a existência de um namorado agente da CIA, cuja foto não é encontrada em lugar nenhum, que sofreria ameaças por estar envolvido na luta contra o terrorismo. A investigação acaba levando a Malcolm Royce, homem casado que levava uma vida dupla e havia achado a perfeita desculpa para sumir e voltar a vida da namorada sem causar suspeitas.

Não sei se foi o fato de Malcolm ser interpretado por Dylan Walsh (de NIP/Tuc) ou se a história foi mal desenvolvida, mas eu tinha certeza de que tudo era culpa dele muito antes de qualquer outra coisa acontecer e não entendo como Stabbler caiu nessa. Ele acaba caindo na conversa do assassino, que arma uma história de maneira a desconfiarmos que sua esposa teria matado a amante, matado seus próprios filhos, tentado matá-lo e se suicidado ao final.

 Annihilated

Stabbler acaba sendo quem descobre a armação, ao reexaminar a cena do crime com um perito e identificar que seria impossível ele ser atingido da maneira que foi se a esposa fosse a responsável pelo crime. Meloni dá um show na sala de interrogatório ao arrancar do assassino a verdade sobre os assassinatos. Mas ele não sai ileso e volta para casa, para os braços da ex-mulher, para pedir asilo.

Não sei onde eu li um fã irritado (vamos dizer mais que irritado) com o fato dele acabar voltando para a esposa, ele chamava ela de chata e tudo mais, mas eu não vejo problemas, na realidade devo ser das poucas que torce para que ele se entenda com ela. Quem sabe por sempre me identificar na maneira como ele encara sua religião, o catolicismo, enquanto a maioria transformou sua fé em restaurante self-service: eu só pego aquilo que me interessa e descarto o resto.

Pretend (8×20) prometia ser um ótimo episódio, mas acabou se perdendo ao longo do caminho. O crime central é a morte de um garoto em meio à uma luta que foi filmada para ser transmitida pela internet. As cenas da luta são impressionantes, assim como o estado em que o corpo do garoto é encontrado.

 pretend

A fita foi entregue por um amigo, Scott, que conta que os dois sempre faziam as lutas juntos, que ele apenas filmava, que foi tudo um acidente. Mais uma vez cabe a Stabbler pegar o garoto no pulo: a camêra parece parada, como em um tripé, até o momento em que o garoto foi morto. Não havia um terceiro garoto, ele matou seu melhor amigo.

A investigação leva a outras descobertas, como sempre, nada é o que parece na vida dos que acabam se envolvendo em crimes violentos: Scott está apaixonado pela namorada do amigo morto. A dupla de detetives agora tem um motivo para a morte.

Mas a investigação ainda consegue tomar um caminho mais bizarro, e aí ela acaba por se perder: Cassandra, a namorada de Riley e paixão de Scott, na realidade não é uma garotinha. Ela tem quase 30 anos e tinha vivido seus últimos 15 anos como se não crescesse, presa ao único momento de sua vida em que foi feliz.

As duas histórias tinham ótimas premissas, as duas são interessantes, mas ao focar as duas em um único episódio SVU se perde e não entrega o que deveria. Cassandra seria a principal testemunha contra Scott, mas acaba sendo atropelada e parando no hospital e, ao ter sua história revelada, acaba sendo acusada de estupro em diferentes estados, por ser maior de idade.

Scott sai livre, Cassandra irá a julgamento.

No fechamento da temporada o episódio Screwed (8×21) traz a volta de Ludacris no papel de Darius, sobrinho de Tutuola acusado de ter assinado uma mulher e seu filho. Darius escolhe como advogado um ex-policial, vivido pelo ator Steven Weber que vive Jack em Studio 60, que usa seus conhecimentos da máquina para desmerecer o depoimento e o trabalho de cada um dos membros da unidade. Também temos o retorno do detetive Lake, que acaba ajudando o pessoal da unidade entender o que realmente está acontecendo neste julgamento.

 Screwed

Ao que parece, o advogado está trabalhando em parceria com um policial encostado na burocracia após uma denúncia do capitão Cragen no passado. Darius sai inacreditavelmente livre, após expor sua mãe completamente no banco de testemunhas forçando-a a admitir quem teria lhe violentado na juventude, o próprio pai, o que resultou na geração de Darius, e a equipe tem que se reconstruir.

Para Olivia isso significa admitir para a corregedoria o fato de ter ajudado seu irmão a fugir, quando ainda era suspeito por violentar e matar uma mulher, o que pode acabar com sua carreira e também prejudicar a promessa de relacionamento com o agente Dean Porter.

Para Tutuola isso significa recuperar a confiança dos outros em seu trabalho e de seu filho em si mesmo, para o Capitão isso pode significar sua aposentadoria, na tentativa de salvar sua equipe.

Para Stabbler o final de temporada significa ter de tomar uma decisão definitiva quanto ao que quer de sua família, agora que sua esposa está novamente grávida e sua filha mais velha é presa e investigada por dirigir embriagada, crime cometido anos antes.

O nome do episódio não poderia ser mais adequado (ferrado).

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

1 comentário


  1. Também achei que como eram os 3 episódios finais da temporada, deixaram a desejar.
    O primeiro deles, como vc disse, previsível, será que o marido assassino não imaginou que sua história seria demolida pela simples análise de um perito?
    O segundo, foi o que achei mais fraco, realmente ao inserir a narrativa da mulher que não queria crescer, o episódio acabou perdendo muito, talvez muitas informações para um tempo tão curto.
    Já o terceiro, embora não tenha sido nada especial, pelo menos deixou um monte de “ganchos” para a próxima temporada.

    Responder

Deixe uma resposta