Sobre a próxima temporada

O Apaixonados Por Séries acabou. Foi o texto da Cristal e da Camila  que marcou meu começo de ano – essa e a de que O Judão, um dos melhores sites sobre cultura pop, busca uma forma de continuar seu trabalho em tempos difíceis.

A história delas e a minha na internet é parecida: começamos escrevendo para outros blogs (saudades Teleséries!) e depois criamos nossa própria casa. Nos conhecemos ainda no começo, quando éramos poucos e a internet era mato, como costumamos dizer. É engraçado olhar para trás, tínhamos de tudo: advogados, contadores, publicitários, aspirantes a médicos, tradutores e até mesmo dois ou três jornalistas. Naquela época quando conseguíamos ser convidados para algum evento dos canais os jornalistas das mídias tradicionais nos olhavam torto, hoje a maioria dos blogs e canais são mantidos por jornalistas que encontraram novos caminhos quando jornais e revistas perderam público.

Alguns em caminho solitário, como sempre foi aqui, outros com colaboradores tão fãs de séries quantos eles, vimos muita coisa mudar. Por curiosidade fui olhar a lista original da Sociedade dos Blogs de Séries e apenas três dos autores dos blogs originais continuam escrevendo. O Seriemaníacos agora fala também de cinema e também está forte no Youtube, o Bruno migrou para o Ligado em Série e eu continuei aqui.

Claro que também muita gente nova e boa apareceu desde então, em tempos em que muitos falam da morte dos blogs, alguns migraram para o Youtube, Facebook ou Medium. Para os demais a vida aconteceu, faz parte.

Como a Cristal escreveu muito bem: manter o blog dá trabalho, exige tempo e dinheiro. Quando começamos a escrever nenhum de nós sonhava em ficar rico com os blogs, escrevíamos porque era uma oportunidade ótima de falar com quem gostava tanto de séries quanto a gente, mas também tínhamos a esperança de ganhar alguma coisa com isso. Ou pelo menos pagar dois ou três boletos. Para quem tinha equipe de colaboradores existia ainda a esperança de poder remunerá-los de alguma forma.

Alguns poucos conseguiram, um misto de trabalho duro e sorte, porque a verdade é que as oportunidades para essa virada não são muitas e o “lugar certo, na hora certa” conta bastante. A maioria continuou com sua vida, seus empregos e acrescentou o tal boleto da hospedagem do blog nas contas do mês e seguiu em frente.

No começo, na verdade, a gente também não ligava tanto para a parte financeira, éramos pessoas apaixonadas e a cada comentário de leitor a gente era recompensado. Acho que a maioria dava uma olhadinha diária nas estatísticas do blog para ver como andavam os números de visitação e ficava feliz cada vez que aumentava um pouquinho.

Mas tem a parte do trabalho. Então, o esforço repetido por tanto tempo sem recompensa também cobra seu preço.

Para manter o blog bem, com textos diários, eu gasto só com a atualização dele três horas por dia, isso para escrever e revisar os textos e pesquisar a melhor imagem ou outras informações antes da publicação. Além disso corro para assistir as séries e poder escrever sobre elas antes da exibição do episódio seguinte. E me desloco pela cidade para ver um episódio antes e dar opinião antes da estreia (e se deslocar em SP muitas vezes significa uma hora e meia para ir e outra hora e meia para voltar). Então sim, a gente fica um tanto chateado quando o único comentário que aparece é alguém dizendo “poxa, como faz para ganhar tal coisa/ser convidado para tal evento”.

Apesar de eu sempre repetir que não sou uma blogueira profissional, apenas uma amadora apaixonada, meu compromisso com eles sempre foi como eu teria com qualquer trabalho (meu marido costuma falar que eu sou uma marajá portuguesa, ao invés de várias salários sem emprego, tenho vários empregos e apenas um salário).

Se o blog me trouxe muita, MUITA, coisa boa como amigos que levarei por toda vida, oportunidade de conhecer gente cujo trabalho eu sou fã e dividir uma grande paixão, do outro lado eu já há algum tempo tenho me sentido pouco inspirada a continuar. Aproveitei um afastamento médico forçado no final do ano, em que tinha que ficar longe do teclado, e emendei minhas primeiras férias dos blogs nestes 11 anos. Escrevi apenas o texto sobre os Golden Globes Awards na semana passada e dois textos no outro blog e só, a ideia era pensar em um caminho.

Então não, esse não é um post desabafo, mas eu refletindo sobre o que quero para amanhã, que serve mais para mim do que para qualquer pessoa. Escrever na maior parte das vezes me ajuda a ver algo que não vi e eu não quero parar de escrever. E seriados de TV continuam sendo uma paixão como o cinema e a literatura.

Mas algo vai mudar. Provavelmente vou abandonar os reviews semanais e passar a escrever textos apenas quando realmente quiser falar de algo. Dar mais espaço para textos que eu vivo com vontade de escrever e acabo deixando em segundo plano (como sobre uma série de documentários que assisti ou alguma série perdida no catálogo da Netflix de que ninguém falou ainda).Talvez juntar os dois blogs em um só (muito provável).

A única certeza até aqui é que vou diminuir o ritmo, o como ainda é uma incógnita.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

6 Comentários


  1. eu amo o blog. desde que comecei a ver séries em 2015 passei a buscar pelas reviews e acabei chegando no seu blog (que eu amo de paixão). consegui achar alguns reviews de The Blacklist em outros sites e em certo momento tentei escrever uma para uma amiga que foi um desastre. tenho algumas reviews nos favoritos especialmente a review do teleséries sobre o episódio 3×09 de Criminal minds a única que eu achei no brasil e sempre que assisto ao episódio eu volto pra lá pra ler. eu coloquei esse site e as paginas com os arquivos de Criminal Minds e NCIS nos favoritos pq em geral são as minhas favoritas. vou sentir falta das opiniões.

    Responder

  2. Te entendo Simone !
    Acompanhei essa trajetória dos blogs e sites sobre seriados, o passar dos anos não foram caridosos com ninguém.
    Eu mesma que apenas informo sobre a grade da tv, com seus episódios e estreias, tenho me sentido cada vez mais desanimada. Conseguir informar sem ter bases confiáveis é catastrófico pra mim, já comi muita mosca por conta de uma grade errada e por falta de informações, e isso pra mim é cansativo.

    Responder

  3. Adoro blogs sobre séries, sempre vejo para saber de novidades, não desanimem , é só um período, beijos a todos!

    Responder

  4. Adoro seu blog. Nos temos afinidades em gostar de várias séries. Outras, eu assisti só porque você recomendou ou chamou atenção. Entendo o desânimo. Isso é bastante comum. Mas não desista completamente. Bjs

    Responder

  5. Adoro seu blog, sempre leio os reviews das séries que assisto e eles complementam muito a experiência. Imagino ser bastante trabalhoso o que faz, mas não desanima não.

    Responder

Deixe uma resposta