Gloobinho e NatGeo Kids são as novidades para os menores

No mês das crianças, os pequenos em idade pré-escolar ganham um novo companheiro de diversão, tanto na TV linear quanto nas plataformas digitais: Gloobinho. O novo canal da Globosat chega para ampliar a unidade infantil da programadora, ao lado de seu “irmão mais velho”, o Gloob, ambos dirigidos por Paulo Daudt Marinho. A estreia acontece inicialmente pela operadora SKY no próximo dia 17 de outubro, terça-feira, a partir das 11h

“Assim como fizemos no lançamento do Gloob, pesquisamos muito o universo desse novo público que queremos atender. E, mais uma vez, levaremos ao ar um conteúdo alinhado aos valores da marca, já conhecidos no Gloob, em um ambiente seguro no qual os pais podem confiar. Trilhamos um caminho de sucesso com o Gloob e acreditamos muito no potencial do Gloobinho”, revela Paulo Daudt Marinho, diretor do canal.

Na grade de estreia do canal, as produções nacionais contarão com clipes e interprogramas, que vão apresentar diferentes conteúdos para os pequenos.   Atrações com temática cotidiana, de fácil assimilação e que abordem a solução de problemas simples, estimulando a cooperação, compõem a grade do novo canal. As histórias apresentam poucos personagens, valorizam experiências sensoriais e trazem cor, música e formas.

“As crianças em idade pré-escolar absorvem muito do que está ao seu redor. Por isso, nossa responsabilidade aumenta com a chegada do Gloobinho. Nosso papel é não só entreter como também auxiliar na formação dessa audiência que está na sua primeira infância. Por isso, acreditamos que a diversidade de estética e de conteúdo é fundamental para enriquecer a experiência dessas crianças, que no futuro podem produzir suas próprias histórias para compartilhar com os amigos e família”, aponta Paula Taborda dos Guaranys, gerente de conteúdo e programação do Gloobinho.

Os principais destaques da programação são:

Trulli Tales, coprodução do Gloob com o canal italiano Rai, a Radio Canadá, Disney EMEA e Gaumont (França) e produzida pela Congedo Culturarte (Itália). Na animação inédita de 52 episódios, Ring, Zip, Stella e Sun vivem em Trulliland e são os Chefs de Magia escolhidos para proteger o Livro Mágico de Receitas. A cada dia, eles precisam cozinhar um novo prato, tarefa que é sempre ameaçada pelas vilanias do atrapalhado Copperpot, que faz de tudo para roubar o livro.

A série live action Casa da Árvoreproduzida na França e inédita no Brasil, mostra as aventuras de quatro amigos que se encontram em uma casa na árvore para compartilharem sua paixão pela literatura. A cada episódio, ilustrações temáticas acompanham os livros que irão retratar fatos ligados à história de amizade deles.

A Ratinha e o Urso, coprodução entre França e Luxemburgo, é um spin-off inédito do filme de mesmo nome, indicado ao Oscar e destaque no festival de Cannes. A série apresenta a história de Ernest, um grande urso, que além de palhaço e músico, acolhe em sua casa a ratinha Célestine, uma órfã que escapou do mundo subterrâneo dos roedores.

A produção coreana Woorooroo, ganhadora de dois prêmios de animação na Coreia e ainda inédita no Brasil, também compõe a grade do Gloobinho. Com 52 episódios de cinco minutos, os personagens de “Woorooroo” brincam e se divertem com os objetos ao seu redor, que são cheios de mistérios para eles, embarcando em diferentes aventuras.

As aventuras de Miffyprodução da Holanda e do Reino Unido e inédita no Brasil, é uma das apostas do novo canal. Com 78 episódios de sete minutos, a série em stop-motion acompanha a coelhinha Miffy e seus amigos explorando o mundo ao redor e vivendo divertidas aventuras.

A temática ambiental está presente na programação do Gloobinho com Leo, O Guarda da Floresta. O personagem-título é um guarda florestal que, com seu cachorrinho Hero, sua amiga Katie e o Guarda Rocky, exploram a fauna e a flora que os cerca. Em 26 episódios de oito minutos, o grupo vive uma nova aventura, desde resgatar um animalzinho em perigo até salvar a natureza.

E, alcançando a memória afetiva de pais e avós, o Gloobinho traz para a sua grade um spin-off da franquia Vila Sésamo, o Hotel Furchester. Em episódios de 11 minutos, a série apresenta a história de um divertido hotel de quase cinco estrelas governado pelos Furchesters, uma família de monstros um tanto confusa. Primo Elmo, conhecido personagem de “Vila Sésamo”, é visita frequente no estabelecimento, gostando de tudo o que o espaço tem a oferecer.

Premissa da unidade infantil, o Gloobinho também nasce multiplataforma. O canal tem site e redes sociais próprios, além de uma plataforma de VOD, o Gloobinho Play, para que as crianças possam assistir aos conteúdos a qualquer hora, em qualquer lugar. Os eventos itinerantes em shoppings, já bem conhecidos no Gloob, estão previstos no futuro, como também o desenvolvimento de produtos licenciados.

A unidade infantil da Globosat já nasceu com a premissa de entregar experiências em diversos ambientes. A única particularidade no Gloobinho é que as plataformas digitais serão 100% voltadas para os pais, já que crianças na pré-escola ainda não têm total autonomia nesses ambientes”, ressalta Luciane Neno, gerente de marketing e novas mídias do Gloobinho.

Outra novidade do mês das crianças é o Nat Geo Kids, também voltado para crianças de 4 a 7 anos com conteúdo focado em ciência, exploração, aventura e conservação.

“Temos a mania de chamar de canal, mas é um destino multiplataforma! O canal é aplicativo, site, redes sociais, porque é assim que as crianças de hoje interagem; não querem só ficar sentadas. Boa parte deste diálogo se dará pela TV, mas isso se completará com outras formas de contato e interação”, diz Michel Piestun, SVP & GM Brasil.

No evento de lançamento do canal, Michel Piestun ressaltou que assim como outros produtos do Nat Geo, o Nat Geo Kids fomentará a pesquisa e a exploração pelo mundo. “Vinte e sete porcento do lucro dos produtos e receitas do NationalGeographic, são revertidos  à National Geographic Society, uma associação sem fins lucrativos que fomenta a exploração e pesquisas no planeta. Estaremos respaldados por uma das marcas de maior prestígio do mundo, com um legado de mais de 128 anos e que reúne os melhores cientistas, exploradores, fotógrafos e cineastas que buscam gerar uma mudança no mundo”, afirmou.

De acordo com Adriana Naves, vice-presidente de Distribuição de Conteúdos do Nat Geo, a proposta é focado nas crianças, mas também voltada para pais com idade entre 18 e 49 anos. Nat Geo Kids nasce com a experiência de uma marca já conhecida e  qualidade já conhecida pelos pais. Essa nova geração precisa de novos conteúdos e que despertem a sua curiosidade”.

Ao longo da apresentação foram exibidos trechos de algumas produções internacionais que farão parte da programação como As Aventuras de Blinky Bill, Laboratório Secreto de Thomas Edison e as As escolhas de Chuck.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta