Castle: Hell to Pay e Crossfire (8×21 e 8×22)

Eu não sabia ao certo se era melhor escrever de uma vez ou esperar a poeira, e com ela minha frustração, baixar um pouco antes de falar do terrível final que Castle acabou ganhando. Terrível, fraco, infeliz, incompleto, frustrante, pense aí alguma palavra equivalente e saberá como eu me senti ao ver a criançada correndo para o café da manhã depois de vermos Beckett e Richard sendo baleados na própria cozinha e sem que soubéssemos como sobreviveram.

A coisa já não começou bem com Hell to Pay. O que era para ser um episódio divertido com Castle morrendo de medo de ser morto pelo demônio acabou acendendo todas as luzes de atenção do cérebro: só temos mais um episódio, como é que eles vão encerrar a trama da LokSat em apenas um episódio de 40 minutos?

Só isso já tornou bem difícil gostar de Hell to Pay, não ajudou o fato dele também parecer incompleto. Um quase episódio divertido com alguns momentos de suspense e vários furos de consistência – vocês acham que Castle, nosso Castle, ia ficar meses olhando para aquele cofre sem abri-lo? Sem ser dominado pela curiosidade e pela oportunidade de uma nova grande história para publicar? Até os personagens pareciam estar desacreditando no que estavam sendo obrigados a fazer, flagrei Ryan mais de uma vez com cara de tédio.

Bom, a revelação do verdadeiro assassino também não foi daquelas coisas mais surpreendentes que já vimos, afinal era fácil imaginar que ninguém normal e tão desapegado assim de teorias do anti-Cristo iria topar viver cercado daquele monte de coisas estranhas. E feias. A graça acabou ficando só para os sustos que Beckett pregou no marido e na enteada.

castle-hell-to-pay-8x21-s08e21

Bom, loucura encerrada, ficamos nós esperando o que fariam então sobre LokSat e os roteiristas pelo menos tentaram amarrar pontas soltas, da madrasta de Castle, ao Mason detetive de Los Angeles, passando pelo nosso advogado do mau mais rapidamente convertido que a televisão já havia visto.

Se o fato de encerrarem a trama em um episódio só já não era bom sinal, uns 7 minutos foram gastos com um recap desnecessário de tudo que foi essa coisa de assassinato da mãe da Beckett, sumiço do Castle e LokSat na nesta temporada. Vamos combinar que se nos prestamos a ver este episódio é porque assistimos a série, certo?

Eu agora não lembro se a série já havia sido cancelada quando escreveram este episódio ou se ainda estavam pensando em simplesmente continuar sem a Beckett e não acho que isso realmente fizesse alguma diferença, porque simplesmente acabou sendo mal feito e, sem sombra de dúvida, não havia nada da alma da série que vimos por tantos anos.

Um lado meu, em verdade, já sabia que isso ia acontecer. LokSat foi a pior trama que eu já vi em uma série, e olha que eu assisto a muitas séries. E do jeito que ela foi encerrada ela perde até mesmo seu único propósito, que foi criar a separação de Castle e Beckett no começo da temporada. Considerando que eu já achava isso uma bobeira, encerrar a trama com todo mundo sabendo de tudo colocou por terra a elaborada trama de salvar pelo segredo, trama que habitou só a cabeça da Beckett e do Vikram – personagem que eu nem sei porque apareceu.

Outra péssima decisão: ao invés de apostar na parceria de Ryan, Esposito, Castle e Beckett trouxeram esse cara do nada. Outra perda.

Pra piorar tivemos toda aquela história de soro da verdade – tudo bem, Nathan teve um ótimo momento como ator ali – e prédio super protegido. Tivemos Beckett sendo desarmada por um imã e não reagindo depois de vermos ela tirar armas das mãos de bandidos com um simples chute por episódios e episódios. Tivemos Castle descendo pela parede enquanto Ryan e Esposito enfrentavam uma situação impossível em que seria mortos e nem ao menos desconfiamos de como escaparam dessa. Como assim não temos um encerramento com todos os personagens?

Finalmente, tivemos o tal advogado dos bandidos entrando no apartamento deles e atirando neles, sendo morto por Beckett ao final sem que eu sequer chegasse perto de entender porque tudo isso aconteceu. Por que, gente? Por que? Se eram tão bons já deviam ter acabado com Beckett e Castle lá atrás. Se tinham tanto poder podiam simplesmente ter minado a carreira da Beckett. Pior, se eles, ele, sei lá, não tivesse insistido tanto em afastar Beckett, a capitã nem ao menos ia conseguir descobrir algo, perceberam isso?

Eu estava, numa boa, preferindo um final feijão com arroz de Law&Order do que isso. Acho que vou ficar com lembranças da sexta temporada para trás – ainda que eu tenha ficado realmente feliz de ver Castle e aquela criançada toda, porque eu não tenho dúvidas de que isso é o céu para ele.

castle-crossfire-8x21-s08e21

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

7 Comentários


  1. Ainda bem que você também achou o final totalmente ridículo e dispensável. Achei que eu é que estava de mau humor. Prefiro esquecer que assisti “isso”.

    Responder

  2. Eu já tinha assistido o final antes de passar no Brasil. Não comentei, espera do sua reviee. O final foi frustante na medida de não ter explicado como eles foram salvos. Já tinha saído a notícia da saída da Stana e, pela repercussão negativa que gerou, o pessoal da ABC resolveu cancelar a série e mostrar o final que todo fã de Castle queria: o casal reunido com os três fhos previstos. Mas a maneira corrida como fizeram isso acabou estragand uma série maravilhosa. Mas ainda amo Castle. Abraços para você, Simone.

    Responder

    1. A impressão é que essa temporada toda foi feita por fazer, que trocaram todos os roteiristas, que eles estavam sem criatividade. Tudo bem que ela não foi a mesma desde o sumiço do Castle, mas esse final, afff. Abraços, Fátima.

      Responder

  3. Chorando de tão decepcionada com esse final :/

    Ainda amo Castle, me divertia com esses casos em que Rick pirava na empadinha e disso sentirei muita falta …. mas esse final foi brochante 🙁

    Responder

      1. Nem fazendo enquete conseguiremos decidir, dois finais de séries que teremos que esquecer.

        Responder

Deixe uma resposta