Haven: The Widening Gyre (5×24)

Hummm, um homem que faz algo impensável para salvar sua filha de uma doença incurável. Alguém lembra de ter visto isto antes? De pronto lembrei de Walter e Peter – Saudades Fringe!! – , mas a grande verdade é que também já vimos isto antes em outros lugares. Assim como o fato deste mesmo pai dar uma pirada depois de fazer isso.

Considerando que esta deveria ser a trama que nos faria torcer loucamente quando uma série de cinco temporadas chega ao fim, bem, a falta de originalidade pesa contra.

Claro que ter Willian Shatner no papel deste homem vilão que ainda assim se acha um herói pesa a favor.

Passamos, então, boa parte do episódio vendo a conversa entre esse pai e a garota que ao mesmo tempo é e não é sua filha. Um daqueles momentos em que, depois de ver tantas nuances diferenciando Audrey e Mara, ficou faltando uma protagonista melhor para nos envolver no que ia sendo contado e na forma como isso a afetava.

E também não ajudou o fato de que a outra trama da história significava Nathan e Duke conversando. Gente, é muita conversa para um episódio só!! O penúltimo da série. Depois de tanta ação, de tantas perturbações, da cidade quase sendo destruída, seria preciso diálogos realmente fascinantes para segurar um episódio baseado em palavras.

Sobrou para Duke a grande surpresa da noite, quando revela estar manipulando Nathan – que voltou a ser aquele herói bobão das primeiras temporadas que nos fazia torcer para que Audrey e Duke ficassem juntos – e leva com ele o inventário das perturbações da cidade. Um tesouro que ele e Croatoan podem usar como bem quiserem.

A grande verdade é que sem os grandes mistérios que um dia impulsionaram a série – já sabemos porque Haven é como é, já sabemos quem matou Colorado Kid – restou ao final da série essa coisa de salvação e eu não vejo uma trama que torne isso inesquecível.

Nem mesmo o fato de que agora Croatoan resolveu encarnar o papel de salvador e trazer de volta para as pessoas da cidade suas grandes alegrias apenas para deixar difícil para Audrey e Nathan vencê-lo. Aí me pego pensando: se ele vai arrumar isso e todos ficarão felizes, bem, para que salvar o mundo dele mesmo?

Haven The Widening Gyre 5x24 s0524

Até porque quando eram apenas episódios com a perturbação da semana e uma dupla de detetives tentando resolver tudo, eu ficava bem mais empolgada… Ah, e nem falei do fato do quanto me irrita terem deixado Duke de escanteio por episódios e episódios e agora o tornarem um marionete de Croaton.

Pelo menos Dave teve destino melhor ao se tornar o novo Howard.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

2 Comentários


  1. Simone o final da temporada realmente foi duplo mas aqui no Brasil não vai ser, a temporada só acaba na próxima semana

    Responder

Deixe uma resposta