Doctor Who: The Witch’s Familiar (9×02)

Aviso: Texto publicado originalmente em 09 de outubro de 2015

Sobre compaixão. Engraçado isso ter sido tão ressaltado neste episódio depois da minha meio mancada no texto do episódio anterior: eu disse que o Doutor salvava Davros e a Mica me corrigiu e disse que ele o havia abandonado.

Na minha mente – de fã, talvez – a ideia do Doutor abandonar qualquer pessoa para a morte, mesmo Davros, não existe. Não o Doutor que sempre tentou de tudo para encerrar qualquer conflito sem mortes.

Além disso, um eventual abandono de Davros serviria para justificar toda a maldade que ele fez depois, quando, em verdade, Davros é mau porque é mau. Sem que ninguém tenha realmente lhe feito algo que merecesse tal resposta.

Mas a verdade é que o Doutor só volta e salva o garoto depois que consegue salvar Carla de dentro do Dalek – e, gente, eu posso não gostar da personagem, mas Jenna se saiu muito bem em mostrar a aflição de se ver presa dentro daquele corpo metálico, não é mesmo? – e diz que o faz para salvá-la, para que o Dalek em que ela estava presa pudesse ter a palavra misericórdia em seu vocabulário e assim ele não caísse na peça pregada por Missy.

Missy. Missy. Missy. Ela foi insuportável? Provavelmente, mas eu simplesmente adoro a personagem! Quando ela está com aquele graveto nas mãos, quando ela joga Clara no poço, quando ela ri em meio aos Daleks. Eu jamais poderia não gostar dela.

Do outro lado, como não odiar Davros? Até porque, ao contrário do Doutor, eu cai na lenga lenga dele e acreditei em sua redenção. Trouxa eu. trouxa. Davros é o ser que amamos odiar e, nossa, as cenas do diálogo dele com o Doutor foram todas excelentes.

Ainda que eu precise de maiores explicações sobre esse negócio do Doutor saber que era uma pegadinha e ter aceitado de bom grado dar parte de sua energia de regeneração para os Daleks, principalmente pelo fato de que ele poderia ter sido todo sugado não fosse Missy aparecer. Ainda que o tal testamento tenha sido uma boa forma de fazer com que ela estivesse lá com ele naquele momento.

Em verdade, esse foi um episódio memorável, não é verdade?

Doctor Who The Witch's Familiar 9x02 s09e02

P.S. Ainda não convencida desse óculos sônico.

P.S. do P.S. Missy falando que uma “lady of time” não é para qualquer um. <3

P.S. do P.S. do P.S. O que importa é que ele sempre é o mesmo Doutor para nós. <3 <3

P.S. do P.S. do P.S. do P.S. O Doutor esteve em Hogwarts ou é Missy que se lembra assim do tal episódio com os robôs porque é fã do bruxinho? Porque definitivamente aquela escadaria eu conheço!

Leave a Reply