Mania de Food Truck

Meu tio tinha um carrinho de cachorro quente no interior de São Paulo, na cidade de Bragança Paulista. Eu posso ter comido mil cachorros quentes desde então, mas ainda lembro o quanto eu amava o pão que ele usava, fofinho, nada seco, provavelmente cheio de gordura trans.

Pois bem, o tempo passou e a nova geração de trailers de comida de rua chegou com tudo ao Brasil, com direito a decorações estilosas e chefs cheios de personalidade.

E eles não demoraram nada a chegar a TV também: enquanto o GNT estreou em março a produção nacional Food Truck A Batalha, o TLC trouxe em abril o americano Food Truck: O Desafio para sua grade.

apresentadores-food-truck-620

Food Truck: A Batalha teve exibição diária, tendo encerrado sua primeira temporada há duas semanas, agora pode ser assistido no site do programa, no Now da Net ou no aplicativo GlobosatPlay, e sem sombra de dúvidas tem em seus dois “mentores” o seu maior trunfo.

Pioneiros da onda dos novos carros de comida em São Paulo, Adolpho Schaefer e Márcio Silva hoje comandam o Holy Pasta e o Buzina Foodtruck, respectivamente, exemplos de sucesso de como oferecer uma ótima experiência para quem procura boa comida com preço honesto – o hambúrguer do Buzina é uma coisa!

Adolpho, todo descolado, cheio de tatuagens e jeitão durão resolveu tentar seu novo negócio depois de se viciar em um programa de TV que falava sobre comida de rua, já o Márcio tem formação em gastronomia, trabalhou com grandes chefs em São Paulo e morou anos em  Nova York.

A cada programa, dois competidores, que podem ser chefs de cozinha ou apenas apaixonados por comida, participam de duas provas: a primeira, rápida, dá uma vantagem em dinheiro e o direito de escolher qual food truck e mentor o competidor levará para a rua; na segunda, os dois recebem um tema e devem fazer compras pensando no que servirão nas ruas, definir o preço, cozinhar e servir o público. Aquele que conseguir o melhor resultado financeiro vence a batalha e leva o dinheiro do perdedor para casa.

A edição acertada, a narração bem humorada e a escolha dos competidores garantem que a cada episódio você se divirta com o sofrimento alheio e o nervosismo dos mentores – afinal, não é porque eles aconselham os competidores a fazerem algo que estes fazem.

Eu confesso que, assim como aconteceu com o Adolpho no passado, viciei no programa, chegando a assistir as reprises no dia seguinte, rir das mesmas piadas e até pensar em ter um food truck para chamar de meu.

Se eu tivesse que apontar algum defeito, bem, seria o fato de que nem sempre a dupla de que mais gostamos e que vemos ter feito o melhor trabalho é aquela que vence e isso nos parece muito injusto.

Fechando com chave de ouro a temporada, o último episódio traz os dois mentores se enfrentando e tem direito a muitas pegadinhas.

CADÊ SEGUNDA TEMPORADA GNT?

Food Truck: O Desafio, que estreou na segunda quinzena de abril e que eu talvez tenha visto com expectativas demais, tem jeitão bem americano.

A cada programa várias duplas apresentam o que seria o seu food truck – nome, tipo de comida, roupa, apresentação – e duas duplas são escolhidas por um júri formado por três especialistas em comida para a competição de dois dias em que terão de mostrar do que são capazes, definindo seu cardápio e atendendo a clientela.

No primeiro dia eles são avaliados pelo júri, que aconselham os ajustes necessários para que se tornem um sucesso, quem se sair melhor nesta avaliação ganha uma vantagem para o segundo dia de vendas.

Ao final do segundo dia o valor de venda total é revelado e a dupla que tiver o melhor resultado leva consigo um food truck novinho com a sua cara.

O programa americano não causou vício por aqui, mas não deixa de ser divertido. Pesa contra ele o fato das comidas serem sempre com pegada bem americana e a falta de humor – é, acho que Food Truck: A Batalha me deixou mal acostumada.

Quem quiser arriscar, Food Truck: O Desafio é exibido pelo TLC às quintas, na faixa das 22h20.

 

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta