O Infiltrado: bate-papo com Fred Paiva

O Fred Paiva que conheci nesta semana é o Fred Paiva que você vê na tela do History Channel em O Infiltrado: um curioso, uma apaixonado por sua profissão e um apaixonado pelo Atlético Mineiro.

E, no pequeno bate-papo com jornalistas na última quarta-feira que antecedeu um hangout com os fãs, o assunto não poderia ser outro: a indicação da produção nacional O Infiltrado ao Emmy Internacional. Único representante brazuca na categoria Produção de Entretenimento Não Roteirizado, ele pode trazer a estatueta no próximo dia 24 de novembro.

O episódio que garantiu a indicação foi justamente o primeiro produzido pela equipe, Evangelismo, ou seja, sujeito a todos os tropeços possíveis na realização e que acaba sendo lembrado como uma vitória em si mesmo, e não menos polêmico também um dos mais polêmicos ao abordar a questão da religião.

Fred reconhece que o sucesso de cada episódio depende não somente dele, que acaba servindo de escada para que as histórias surjam, mas também por conta do inesperado: os personagens de cada episódio são melhores quanto mais imprevisíveis eles são, mesmo existindo um pré roteiro.

Para o jornalista o que torna o programa mais rico é o fato dele buscar coisas que conflitar com suas próprias crenças – como aconteceu com o próprio Evangelismo ou no programa sobre a música sertaneja. Fred inclusive se revelou um punk na adolescência.

Além de conflitar o que ele acredita, um tema vira roteiro se, também, oferecer uma gama de ações, já que o programa é dinâmico e não um documentário, e que ele possa ter alguma missão, uma meta a ser cumprida, que ele possa ser relevante em algum tipo de discussão.

Uma curiosidade: no episódio sobre MMA, Fred precisava lutar para que o grupo com o qual ele treinou recebesse o dinheiro da luta. A sorte dele é que o outro lutador manteve a calma e não foi com toda a sede ao pote na hora de “acabar” com ele. O problema foi que ele só ficou sabendo disso depois da luta, então a cara dele antes da luta, mostrada no episódio, não era à toa.

O programa, em verdade, tem ensinado muito ao Fred, já que ele é confrontado com preconceitos e opiniões divergentes a todo tempo e, por conta disso, acabou se tornando um grande defensor do direito à opinião, seja ela qual for. Além disso, o fato de estar em contato com pessoas com as quais ele normalmente não conviveria vem de bônus.

Quanto ao futuro: a última lista  de assuntos do jornalista que podem virar episódios tinha mais de cinquenta temas.

No bate-papo, ainda, Fred falou do sucesso do programa, que o faz ser reconhecido nas ruas e que já lhe valeu como prêmio – ainda que de vez em quando ele seja chamado de “o Impostor”.

Para quem perdeu o hangout é só clicar aqui para vê-lo na integra no YoutTube.

O Infiltrado está atualmente em sua segunda temporada, com episódios inéditos exibidos todas as terças a partir das 23h00.

o infiltrado fred paiva

P.S. Fred pensou em colocar uma missão na selva para abrir o caminho de Minas para o mar, tomando o Espírito Santo. Mas eu acho que apenas um episódio não seria o bastante para essa história, não é?

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta