Falling Skies: Ghost in the Machine (4×1)

Como falar sobre este retorno de Falling Skies, meus senhores? Eu estava tão sem ideias que sai lendo todos os textos sobre o episódio que encontrei e continuo mais ou menos na mesma, já que boa parte das conclusões que outros fãs tiveram, bem, simplesmente não foram as minhas.

Falling Skies: Ghost in the Machine (4x1)

O episódio foi muito, muito corrido, como se o tanto de informação que esses moços quiseram nos dar precisasse de um começo de temporada duplo: após decidirem não seguir para o Brasil conforme indicado pelos Volm, Tom e seu grupo acabam se dividindo em um ataque dos Espheni e o tempo avança quatro meses.

Tom, Hal, Pope e Dan ficaram presos dentro de uma cerca elétrica e passam pelo inferno. Tom e Dan estão em solitárias, mas o professor consegue fugir de vez em quando para obter informações sobre o inimigos e trabalhar um plano de fuga – enquanto Hal deve estar na tentativa 3 de muitas de desligar a tal cerca causando um curto circuito.

Annie e outro grupo estão livres, mas não em melhor situação. Continuam batalhando dia a dia, agora liderados pela médica, e tentando encontrar para onde Lexie teria sido levada.

O caçula dos Mason está em um campo de concentração e as referências ao nazismo não poderiam ser mais claras. Ele e as demais crianças são treinados por jovens soldados que me lembraram muito da Karen e outros humanos em que os arreios não apareciam. Ele tenta liderar uma rebelião interna enquanto finge acreditar que os adultos humanos estão todos loucos em achar que os Espheni são os inimigos.

O último grupo vive em uma Chinatown de sonhos e é liderado por uma crescida Lexie -Pensou kaleshi? Eu também! – de cabelos esbranquiçados e olhos enormes. Ben acaba de “acordar” e está confuso com essa ideia de lugar aonde a guerra não chegou e que se eles pegarem em armas os outros vão pegarem, mas até lá todos viverão em paz.

Deu para perceber o quanto para absorver em apenas 40 minutos?

Eu, daqui do meu lado e sem certeza nenhuma, acho que a Chinatown de sonho não existe. Estou na dúvida se estão usando algum dispositivo estilo Matrix, com todos eles ligados a máquinas dentro da nave inimiga achando que estão vivendo de verdade – várias aparições da nave me levaram a pensar nisso. Isso explicaria não somente o crescimento a jato da pequena Mason, como ainda explicaria como Maggie cedeu tão fácil a ideia de paz do local, até porque nos sonhos não nos preocupamos com o que é verdade ou não, não é mesmo?

Isso também explicaria a resistência de Ben em acreditar nisso, por conta dos “poderes” que ele adquiriu no passado ao ter ficado tanto tempo com o arreio.

A trama de Matt, a grande novidade da temporada, na verdade, me pareceu bastante interessante, mas não sei se o pequeno Mason tem energia e talento para segurar tamanha importância.

Tom e Hal repetem a fórmula das temporadas anteriores, o que eu considero um tanto cansativo, confesso, enquanto Annie nunca esteve tão irritante. Alguém mais pensou isso?

O que não podemos negar é que a série voltou cheia de vontade e capaz de nos deixar de orelhas em pé.

P.S. Um “bipe” que demora só 4 meses para funcionar. Esperava mais da tecnologia Volm. Falando neles, após o encontro de Tom com Conchise acho que não nos farão companhia tão cedo.

P.S. do P.S. Lourdes parece tão paz e amor que nem sente frio, não é mesmo? Todo mundo encapotado e ela e a Lexie em pleno verão

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

4 Comentários


  1. eu entendi que a 2nd Mass só se ferra !!!

    se dão um passo pra frente terminam com 3 passos pra trás

    e oh lord !!! passaram a máquina naquele cabelinho ridículo do caçula do Mason

    e o que houve com o Hal ? o cara apanhou feio do Pope !!!

    Responder

  2. Saudações minha amiga Simone.

    Faz bastante tempo que não escrevo um comentário em uma das tuas postagens, mas como fã empedernido de Falling Skies não poderia me eximir de deixar aqui meu registro.
    De fato a nova temporada começou com a sutileza de um murro na boca do estômago e uma avalanche informação que seria necessário a Penélope Garcia para processar!!!
    A nova temporada promete surpresas, reviravoltas e situações inopinadas! Um verdadeiro banquete para os fãs.

    Mas admito que estou enrolando, pois meu verdadeiro e oculto propósito é de fato agarrar a blogueira responsável por este site, coloca-la em uma sala escura, sob um foco de luz e após algumas horas de privação de sentidos (ao melhor estilo Criminal Minds)e iniciar meu tétrico interrogatório (morra de inveja Torquemada!!!!).

    Nada contra Scandal, Haven, The Following (do qual também sou fã), Chicago P.D., SuperNatural, The Good Wife, Bones, Grey’s Anatomy, Elementary, NCIS, Grimm, Criminal Minds (outro pelo qual arrasto uma arca!), Hannibal e Revenge.

    Mas é impressão minha ou as séries abordadas em teu blog são maciçamente DRAMAS e INVESTIGAÇÃO?
    Claro, façamos as devidas ressalvas a SuperNatural e Grimm, mas e as séries de ambientação histórica?
    Cadê o Da Vinci Daemons?
    A série Vikings então não existe, não é isso?
    E as de ficção científica?
    Não vai falar nada de Defiance???
    Resurrection passou em branco…
    (bom, neste ponto tu salvaste a alma com a resenha de Falling Skies…)
    Pô, nem uma menção acerca do Inteligence???? Tá de sacanagem, né?
    Mas o que não dá pra entender (mesmo) em um blog focado tanto em séries policiais e investigativas é POR QUE NÃO FALAR ACERCA DO NOVO 24HORAS????????

    E o final de Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D., com link direto com os últimos filmes da Marvel no cinema? Não merecia ao menos um textinho de rodapé????

    Mas a cerja do bolo MESMO, foi não digitares um caractere acerca dos últimos episódios de The Blacklist!!!!!!!
    Logo tu que sempre afirmastes peremptoriamente serdes uma fã ardorosa de Reddington?????????

    Agora tenho de parar de escrever, ouço as vozes do outro lado da parede, elas falam em comprimidos e camisas de força; mas assim que puder retornarei com ímpeto redobrado em auferir maiores informações de minha blogueira de séries favorita!

    Abraços!!!

    Responder

    1. Sidinei, quanto tempo!! E quanta inspiração! Confesso que ri alto e sozinha em casa enquanto lia e reli mais de uma vez. Deve ser o melhor comentário que já recebi aqui no blog.

      Vamos por partes, então.

      Defiance: eu desanimei ao longo da primeira temporada e o episódio de retorno não me convenceu. Cheguei a escrever isso lá na fanpage do blog e depois de todo mundo que comentou ter falado que abandonou a série, desisti de escrever, porque eu realmente não acho que vou chegar ao final da segunda.

      Já a preferência pelos seriados policiais nunca foi escondida. o Paulo Antunes, editor do Teleséries, site para o qual eu escrevo de vez em quando, me chama de badge bunny e até queria que esse fosse o nome desse blog, mas aí temos as exceções e não daria certo.

      Quanto aos finais de temporada: enquanto você esteve fora um hacker simpático sóquenão invadiu o blog e fiquei se acesso por duas semanas até as coisas serem arrumadas. Com isso acabei não conseguindo escrever sobre um monte de coisa e tenho uma lista aqui comigo do que ficou para trás para colocar em ordem agora na época em que os seriados diminuem, mas aí veio a Copa e ainda continuo enrolado. Juro que vou colocar tudo em dia, só peço um tanto de paciência. Tenho até reassistido a estes episódios para poder escrever direito.

      Vikings e Da Vinci Daemons. Poxa, sabe que quero assistir as duas? Por motivos diferentes eu acabei não conseguindo começar direito, me enrolei no caminho e elas ficaram para trás. Mas agora as duas estão no netflix e existe uma grande chance de eu arrumar isso – Netflix é vida e amor, não é não?

      Ressurection foi outra: assisti ao primeiro, perdi o segundo, não consegui acompanhar. Ninguém me dizia se tinha final ou não, tem segunda temporada ou não, foi passando. Bom, segunda temporada garantida e eu vou dar um jeito nisso, tá? Aí aproveito e escrevo aqui, assim como preciso escrever sobre The Glades, Cracked e Parenthood, tão queridas e que infelizmente são tão desprezadas por aqui…

      Puxa, 24 horas!! Eu não tinha FOX quando ela começou. E aí ficou, Nunca tive curiosidade o bastante de correr atrás. Acho que eu nunca fui muito fã do Sutherland filho, tendo uma queda enorme pelo pai. Tenho perdão? É que todo ano tem tanta coisa nova, como dar conta de recuperar o tempo perdido?

      Por último, e também menos importante: sério que tu curte Agents Of Shield? Eu tenho um amigo que escreveu que os diálogos foram escritos para crianças de 12 anos e, olha, também tive essa impressão nos primeiros 4 episódios. Depois desisti, passei a régua e segui em frente.

      E olha que não tá fácil, mesmo com tanto coisa para trás: tenho uma temporada inteirinha de Hawaii Five-O e Blue Bloods para assistir, já que o Discovery ID não vai mais passar as séries e ficaram abandonadas. A Warner que não estreia a terceira de Person of Interest e me deixa aflita. O Sony que tá enrolando horrores pra estrear a sexta de Castle.

      E tem Perception, que o AXN enfiou as 7h30 sem aviso prévio, e Switched Of Birth e The Foster no meu HD acumulando episódios…

      Olha, a única coisa que eu queria mesmo é que alguém resolvesse me pagar só para eu assistir série e escrever sobre elas, porque trabalhar, cuidar da filha, dos três gatos, da salsichalata, da casa e dos blogs não tá fácil… Será que essas vozes do lado de lá da parede me arrumariam umas férias?

      Beijo grande

      Responder

  3. Saudações seriais amiga e mentora Simone!

    Bom, vamos lá (barulhinho dos dedos estalando)!
    Primeiramente, grato pelo reconhecimento das humildes e mal digitadas linhas deste vosso ciber-escriba.

    Segundo: “Defiance” não e esse horror todo não!!!!! Nana-nana-nina-não!!!! A série tem ação, enredo, personagens complexos e uma miríade de múltiplas tramas paralelas bem ao estilo sci-fi! Peço-te que dês uma nova oportunidade à série, que não a subestime pois tem grande potencial!

    Terceiro: lamento profundamente saber que fostes vitimada por uma Penélope Garcia do Mal! Espero que não tenhas perdido nada importante. O que aconteceu, tens alguma ideia? Tua senha de acesso era fraca e ele a burlou? Foi isso? Ou foi através de algum WI-FI desprotegido?

    Quarto: Vikings e Da Vinci Daemons são simplesmente IMPERDÍVEIS!!!!! Conselho de amigo: corre atrás do prejuízo…. (OBS.: se Netflix é vida e amor; TV a Cabo é Paixão e Transcendência!!!!)

    Quinto: Resurretion é o tipo da série: ame ou odeie. O final da primeira temporada me lembrou muito o final da primeira do Under The Dome… Quando vires entenderá o quero dizer… Aliás, as duas séries tem certas similaridades…

    Sexto: “nunca fui muito fã do Sutherland filho” WHAT?!?!?!?!?!?!!? PUTZ! Agora fiquei chocado!!! Quanto ao teu perdão, irei consultar o Antigos Espíritos do Mal e ver se mereces redenção…

    Sétimo: “diálogos foram escritos para crianças de 12 anos” O ESCAMBAU!!!!!!!!! Como colecionador e leitor de HQs desde a década de ’70 sinto-me profundamente ofendido em meus brios com semelhante comentário, que aliás tem evidentes tons preconceituosos, lembrando em muito certas frases maldosas a que era obrigado escutar em meus idos tempos de nerd estudantil, quando fugia do bullying de meus colegas valentões de mentalidade rasa! Nem vou entrar no mérito da questão “a influência da mídia dos quadrinhos na Sétima Arte”, pois és uma mulher esperta e inteligente o bastante para saberdes tais assuntos de cor e salteado.
    PLEASE: faça ouvidos moucos (e olhos cegos) a tais comentários!!!!!!!!

    Oitavo: séries demais para blogueira de menos! Sugestão: convide blogueiros de outros blogs irmãos (na mesma área que a tua: séries e filmes) para escreverem artigos acerca de determinadas séries (tipo: terças-feira o blogueiro fulano falará da série tal). Só que isso costuma ser uma via de mão dupla: terás de escrever algo para eles eventualmente, se bem que eles podem aceitar trocar isso por divulgação em tua página… São muitas as possibilidades a considerar. Fica a dica.

    Nono: e pra não deixar faltar nada: e o ONCE UPON A TIME?????????
    Cadê as postagens??? E o ONCE UPON A TIME WONDERLAND????????
    Também ficou no limbo????
    E não vem me dizer que as séries são “ruinzinhas”, senão tu vais arrumar um DESCON particular pra ti!!!

    E finalmente:

    Décimo: Já vistes Metal Hurlant Chronicles???
    Não? Então larga a comida no fogo, as crias na banheira, deixa o cachorro na sala e ti larga atrás!!!!!!
    É SIMPLESMENTE I – M – P – E – R – D – Í – V – E – L – !!!!!!!!!!!!!

    Despeço-me, pois percebo que os móveis tremem, as luzes piscam, os enfeites caem da estante e os aparelhos eletrônicos estão entrando em curto! ELES voltaram para me buscar!!!! Mas não irão me levar, não!!!!
    Não! NÃO! NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!

    ……………………………………..

    (ruídos alienígenas ao fundo)

    Responder

Deixe uma resposta