Hannibal: Su-Zakana (2×08)

Por mais estranho que este episódio tenha parecido, ele marca uma virada definitiva na história: agora temos Jack e Will juntos em sua missão, Jack já com a certeza do que Hannibal é – porque não dá para falar em quem ele é, não é mesmo?

Como o anterior ele representa uma quebra, as coisas não estão exatamente numa ordem lógica, os efeitos dos acontecimentos de um episódio não estão diretamente relacionados ao que vemos no começo do episódio seguinte. E tenho a sensação de que é proposital, perdemos um pouco a noção de tempo, caímos na loucura de Will.

hannibal 2x08 su-zakana s02e08

Além disso, essa sensação de perdidos no tempo é importante, já que um plano para pegar alguém que faz tudo de forma tão perfeita precisa de paciência e tempo. E como tempo é algo que não sobra em seriados de TV, temos assim a impressão de que ele passa mais rápido.

Apesar da ajuda de Jack ser um ativo importante, todos sabemos que é em Will que mora a única chance de pegar Hannibal, por isso é tão importante prestar atenção aos detalhes da relação dos dois. Vermos Hannibal ainda determinado a tornar Will um assassino, ver Will não esconder que continua certo de que ele é um psicopata e de que não desistiu, apenas se tornou mais discreto.

Assim, os casos investigados, e o deste episódio foi especialmente perturbador, passam a ser uma dança, passam a ressaltar algum aspecto de um dos dois, ou dos dois.

Neste ressaltasse o desejo de liberdade, ou de libertar quem verdadeiramente somos, uma provocação a Will, usada com todo o prazer por Hannibal. Só que ao final foi Will quem conduziu as coisas, usando o prazer que viu nos olhos de Hannibal a seu favor.

O problema é que essa é uma guerra de iguais e muito próxima, então a diferença entre sucesso e fracasso pode estar num pequeno, minúsculo, detalhe.

P.S. No texto passado eu falei de um possível divórcio entre livros e series após a pretensa morte de Chilton. Pois este episódio inicia trazendo para a série Margot Verger. A personagem é do livro Hannibal, que ainda não li.

P.S. do P.S. No momento de escolher lados, Alana parece mergulhar naquilo que não só será seu maior erro, como sua morte. Eu apostaria nisso.

P.S. do P.S. do P.S. E todos preparados para a terceira temporada, que acaba de ser confirmada?

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta