Criminal Minds: Strange Fruit (9×9)

“O universo não gosta de segredos. Ele conspira para desvendar a verdade e mostrá-la a você.” – Lisa Unger.

Criminal Minds: Strange Fruit 9x9 rossi

Que lindo, e denso, e pesado, e triste, episódio. Os roteiristas de Criminal Minds foram nos levando pelo caminho das descobertas do passado de um homem que teve toda uma vida marcada pela mentira e acabaram nos mostrando um pedaço do passado que Rossi tenta a todo custo enterrar.

Eu nem consigo imaginar o que é conviver com uma tristeza como essa, com essa culpa. Porque por mais justificada que tenha sido uma atitude incorreta, se nós somos corretos a culpa continuará a nos perseguir por toda a vida.

Os roteiristas foram muito felizes: sim, foi fácil desconfiar que o filho não era o assassino, justamente porque tudo apontava demais para ele, e a medida que a história do pai dele ia se revelando também foi fácil imaginar que ele houvesse sido torturado pelos membros da Ku Klux Klan, ainda que não no nível de sadismo que foi revelado, mas foi preciso que Rossi baixasse a guarda de uma forma inimaginável para que ele admitisse seus crimes.

E não somente inimaginável: Rossi escondeu tudo de novo ao dizer a Morgan que era apenas uma mentira para quebrar o suspeito.

Sabe, estar aonde Rossi esteve é tão triste justamente porque não consegue o perdão de nenhum dos lados. Quem o fez fazer o que fez não o respeitava nem o considerou mais por conta disso. As pessoas do lado de quem sofreu a humilhação acha que ele tinha que ter se recusado, ainda que a custa do próprio sofrimento.

Fiquei pensando muito nas pessoas que conviveram com os invasores na segunda guerra e depois acabaram torturados por seus compatriotas quando a guerra acabou.

A falta de tolerância pode ser um dos piores males da sociedade.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

2 Comentários


  1. Episódio sensacional, metade da temporada e eu não tenho um episódio pra reclamar. Gosto mais assim, trabalhando na confissão, no psicológico, no comportamento e nas memórias dos personagens do que na busca do unsub em si. Era fácil imaginar as causas daquilo conforme eles iam conduzindo, mas o sadismo do ato e como os suspeitos reagem às técnicas nós nunca esperamos.
    Ótimo Review! não entendi a referência sobre os compatriotas de guerra, mas as observações sobre o Rossi foram pontuais, destacando ponto alto do desenrolar do roteiro, e fecha pra cena dos amigos assistindo Rossi impressionados, corta pra reação do Charlie xingando o Rossi. Muito bom!

    Responder

Deixe uma resposta