Grey’s Anatomy: Readiness is All e Perfect Storm (9×23 e 9×24)

Se o bebê de duas cabeças imaginado por Meredith não veio, é claro que Shonda iria aprontar alguma para a personagem no final da nova temporada de Grey’s Anatomy e dessa vez ela escolheu colocar a personagem em um trabalho de parto complicado – eu desconhecia completamente os riscos para um parto normal quando o bebê está com face voltada para a saída da pélvis – e uma quase morte. Ainda assim eu não senti raiva da autora, afinal esta foi uma das finais mais coerentes com a temporada que a precedeu.

Coerente porque ela conseguiu dar um fechamento, ou quase, para todas as tramas que trabalhou na segunda metade da temporada e sem nenhum tremendo desastre pelo caminho, apenas aqueles acidentes que a vida reserva de verdade para cada um.

Grey's Anatomy: Readiness is All e Perfect Storm (9x23 e 9x24)

Então mesmo com o parto arriscado acontecendo com o hospital as escuras, eu ainda pude admirar a calma de Meredith conduzindo Ross no que fosse preciso para mantê-la bem e, mais ainda, ver Bailey deixando o medo de lado quando foi realmente necessário, mesmo usando dois pares de luvas na cirurgia. Sim, nada mais adequado para o nome do novo bebê que Bailey por tudo que ela representou na vida de Meredith e Derek até aqui.

Uma ótima sacada foi ver Cristina lembrando por tudo que Meredith já passou e o quanto seria ridículo que ela morresse numa mesa de cirurgia em meio ao parto. E, vamos combinar, seria ridículo mesmo.

Finalmente, ver a imagem da família junta através daquela persiana foi recompensar cada um de nós por ter ficado ao lado deles a despeito de cada tempestade surgida, fosse ela real ou figurada.

Grey's Anatomy: Readiness is All e Perfect Storm (9x23 e 9x24)

Jackson e April. Esse é um casal que me deixa bastante dividida. Tem horas em que eu gosto dos dois juntos, mas aí a April faz alguma besteira e eu quero vê-la morta. Tem horas que eu simplesmente acho que o melhor para os dois é ficarem separados e quando colocam Matthew fazendo um ridículo flashmob para pedi-la em casamento eu apenas torço para que Jackson se apaixone por outra pessoa.

Mas aí, neste episódio, Shonda nos lembra desse lado “herói” do Jackson, de quem quer arrumar tudo, consertar tudo. E eu acho que muito do amor dele por April está relacionado a isso e, então, vê-la declarando que o ama é alentador e a gente torce para que Matthew se recupere do baque, até porque parece que a autora colocou na cabeça que esses dois tem de ficar juntos e a gente sabe que quando ela faz isso pouco importa o que a gente pensa.

Finalmente, como não ver Jackson saindo do meio das chamas então dizer: uau, que homem lindo!

Grey's Anatomy: Readiness is All e Perfect Storm (9x23 e 9x24)

Outro que sempre tem esse traço herói, mas um tanto mais disfarçado, é Alex. Não tem jeito, Karev realmente sempre se apaixona pelas loucas, mas talvez a Jo seja aquela que tem a loucura mais parecida com a dele – olha eu plagiando Clarice Falcão na boa. E eu acho que a relação deles já começou bem desastrosa, então talvez seja uma questão de ajuste cármico que eles deem certo, afinal uma árvore caiu quando ele ia se declarar para a moça.

E vamos combinar que a moça também foi ótima no momento em que foi preciso na UTI neonatal. Eu até gosto mais dela agora, consegui olhar para ela da mesma forma que o Karev quando ela começa a ensinar os pais como cuidar de seus bebês.  Eu aprendi o nome dela gente, vejam só!

Então eu fiquei feliz e, independentemente da bronca que Derek deu em Alex, eu acho que ela fez o certo ao se defender e ele fez o certo em intimidar aquele médico idiota – só que um lado meu preferia que o cara pagasse por ter batido em uma mulher indo para a cadeia.

Grey's Anatomy: Readiness is All e Perfect Storm (9x23 e 9x24)

E se uma relação nasceu naquela UTI, outra descarrilhou. Arizona não resistiu mesmo ao charme de Lauren e não foi difícil para Callie perceber o que tinha acontecido ali – e olha que a Laurie pensou bem rápido na hora de dar uma desculpa para a aliança pendurada.

O engraçado é que eu não consegui ficar com raiva da Arizona, mesmo gostando demais da Callie. Sei lá, um lado meu reconhece que ela precisava daquilo, que ela precisava de alguém longe de toda a desgraçada que ela viveu. Alguém que não tentasse o tempo todo ser parceira de uma dor que só ela viveu. E eu finalmente entendi a sua raiva por conta da história da amputação da perna: no momento em que Callie decidiu pela amputação ela estava escolhendo não perder Arizona, mas em nenhum momento pensou no que a Arizona estava perdendo.

Sim, perder uma perna não é o fim do mundo, mas não deve ser fácil. E ali não foi algo “inescapável”, uma bomba não tirou a perna dela, uma acidente não a cortou fora, houve uma decisão e uma decisão que não foi dela.

Não que Callie tenha feito tudo isso de caso pensado, não é tão simples assim também. Ela realmente deve ter pensado que estava decidindo o que era melhor para Arizona, mas não dá para falar o quanto de cada aspecto pesou ali. É tanta coisa que é difícil a gente fazer qualquer aposta no futuro delas – até porque parece que Lauren não vai dar trégua.

Grey's Anatomy: Readiness is All e Perfect Storm (9x23 e 9x24)

Porque as relações amorosas são feitas de duas pessoas e todos os senhos e expectativas que elas carregam consigo. Se um lado meu ficou triste porque novamente Cristina e Owen se separaram, outro entendeu não somente que era isso mesmo que tinha que acontecer como ainda entendeu porque eles precisavam ter voltado – porque em alguns momentos eu xinguei Shonda pensando porque ela tinha decidido colocá-los juntos de novo se ia separá-los logo adiante.

Eles precisavam dessa continuação que tiveram para realmente entender porque estava se separando de uma forma fria, sem os extremos da raiva pós aborto ou da culpa pós acidente aéreo que permearam o passado dos dois.

Foi preciso o drama do garoto para que Owen reconhecesse sua vontade de ter uma criança. Foi preciso que Cristina percebesse a decepção dele quando ela finalmente acordou o pai do menino para que ela entendesse que nunca seria suficiente para ele.

Owen ficou triste, sem sombra de dúvida. Ele ama Cristina? Tenho certeza. Mas em algum momento lá na frente ele iria ter raiva dela ou eles brigariam por conta de alguma adoção de um outro menino que aparecesse ou ele ia lembrar do aborto em alguma discussão mais acalorada. A diferença é que Cristina foi capaz de enxergar isso antes, o que mostra seu amadurecimento, e pode seguir em frente.

Grey's Anatomy: Readiness is All e Perfect Storm (9x23 e 9x24)

Perceberam que ninguém morreu? Não até o último instante do episódio, pelo menos, quando vimos Richard caído no chão após levar um choque. Torço para que não seja morte, de verdade. Primeiro porque passamos a primeira metade desta temporada, que foi ruim, vivendo um luto enorme pelas perdas sofridas no final da oitava temporada. Segundo porque Bailey jamais se perdoaria por ter deixado seu amigo triste. Então, se tem algo que essa finale de Grey’s Anatomy deixou para a próxima é a esperança de que não seja nada muito sério com nosso eterno Chief.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

7 Comentários


  1. Simone esse final só comprovou que o hospital é péssimo administrado. Não ter gerador reserva em hospital deste porte é um absurdo!
    Gostei do fim da relação do Owen com a Cristina.
    Agora… O que a vadia da Arizona fez é imperdoável e a justificativa dela foi absurda! A perna para Arizona é mais importante que a relação com a mulher. Ela não pensou o que a Callie fez por ela ao enfrentar o preconceito da família e da sociedade para construir uma família com ela. A Callie ficou ao lado da Arizona no pior momento da vida e ainda teve que cuidar da filha sozinha. A Arizona é médica ela sabe que em situação de risco o médico vai fazer tudo em que estiver ao seu alcance para salvar a vida. A vaca da Shonda devia ter matado a vadia da Arizona no acidente aéreo.
    Prevejo a Bailey está insuportável por causa do Chief.

    Responder

    1. Camila você tá parecendo eu com Once Upon A Time. Te diria para desistir de Grey’s. Eu acho possível de acontecer sim, não é só incompetência, infelizmente o gerador não funcionar ou o backup não rodar é mais comum do que se imagina. Eu gostei do episódio e entendi a Arizona e estou ansiosa pela próxima temporada.

      Responder

  2. Sou suspeita, porque acho a Arizona megachatésima e todo o mimimi do início da temporada já esgotou toda a pequena tolerância que eu ainda tinha com ela. E Cristina e Owen já deram o que tinham de dar. Todo o mimimi dele com filho também já cansou. Cristina fez bem em vazar.

    Responder

    1. Eu passei pelo ódio pela Arizona só neste episódio, acredita? Acho que se Shonda tivesse forçado menos na relação das duas no começo da temporada todo mundo ia ter entendido melhor o ponto dela. Agora, tenho um medinho dela juntar o Owen e a Cristina de novo ano que vem, tenho mesmo.

      Responder

  3. Mas *era* inescapável. Ou a Arizona perderia a perna, ou a vida. A Callie agiu como qualquer médico decente teria agido.

    Não me conformo com a Shonda ferrando meu casal favorito, não me conformo.

    Ainda não entendo como passei de odeio-o-Alex-com-todas-as-forças para amo-o-Alex-com-todas-as-forças ao longo dessas temporadas todas, mas o fato é que estou torcendo muito pra que dessa vez ele dê certo com a Jo.

    Fiquei arrasada pelo Richard… 🙁

    Responder

    1. Então Lu, ela agiu como médica, mas ali ela era a esposa que devia ter respeitado a vontade que a esposa declarou antes da operação. Lembra do House? Mesma coisa. Por mais que Cuddy e a esposa dele soubessem que era o caminho mais aconselhado, ele havia escolhido outro e as duas deviam respeitar.

      Li uma entrevista da Shonda em que ela declarava que casais gays na televisão são sempre perfeitos demais e ela queria mudar isso. Bom, eu não sei o que ela anda assistindo, mas eu sempre achei que na TV eles abusam de mostrar os casais gays traindo, não é verdade?

      Nossa, bota torcida, porque se essa também der errado, só se matando.

      Ainda na esperança pelo Richard.

      Responder

      1. Como esquecer o House? Entendo seu ponto de vista. A Callie estava numa sinuca de bico. Como médica, ela tinha que salvar a paciente. Como esposa, tinha que respeitar a vontade da Arizona.

        Não lembro de muitos casais gays. Tinha The L Word, que era uma complicação só e, sim, cheia de traições. Tem Modern Family, que é fofo. Acho que o problema é que a Shonda não consegue lidar com a felicidade alheia, não importa a sexualidade. Sádica! (Isso nos faz masoquistas, já que continuamos assistindo?)

        Responder

Deixe uma resposta