Grimm: bate-papo com Norberto Barba

Simpatia. Se eu tivesse que escolher apenas uma palavra para falar sobre o produtor de Grimm – e de outras séries queridas como American Dreams, Numb3rs, Fringe e Law&Order: Criminal Minds – seria exatamente esta: simpatia.

Norberto Barba é americano, nasceu em Nova York, mas fala muito bem o espanhol e arranha o português – sua cunhada mora em São Paulo – e esteve nesta semana batendo um papo comigo e mais alguns blogueiros sobre esta série que a gente tanto ama por aqui.

E é claro que eu não poderia perder a oportunidade de perguntar sobre nossa maior curiosidade: o que um wesen vê quando olha para Nick?

Infelizmente ele não tinha a resposta, afinal apenas um wesen poderia acabar com esse mistério e muito provavelmente teremos que torturá-lo até obter a resposta. Não, Barba não é um wesen, mas tem na ponta da língua qual escolheria caso tivesse que sê-lo: um jägerbar – forte como um urso, mas legal.

O produtor deixou bastante claro que os responsáveis pela parte criativa das histórias conta com muita liberdade e está sempre aberta a ouvir sugestões, seja por parte dos membros do elenco como por parte dos produtores e canal. La Llorona, episódio exibido por aqui recentemente, é um exemplo disso: a história mexicana  foi escolhida para o episódio especial de Halloween por sugestão do canal e contou com mais de 40% de suas falas no idioma espanhol.

E provavelmente esta não será a única “lenda” não-Grimm que veremos na telinha, já que a ideia é que a série tenha vida longa e use muito de fantasia para as tramas de nossos amigos, ele falou inclusive de usar mitos brasileiros na trama.

Fantasia, na verdade, é o que Barba acredita que as pessoas estejam procurando hoje, quando as coisas na vida real parecem tão difíceis. Esta seria a explicação para Grimm e Once Upon A Time, por exemplo, surgirem tão perto uma da outra e criarem uma base de fãs tão apaixonada – e ele é um fã confesso dos Grimmesters, os fãs a série.

Mesmo sendo um fã dos fãs, o produtor não deixou escapar nada sobre os rumos futuros da série, apesar de garantir que ainda sofreremos um pouco com o triângulo amoroso formado por Nick, Juliette e Renard. Outra garantia: ainda poderemos curtir bastante de nosso segundo casal favorito na série, Monroe e Rosalee – o primeiro casal seria Monroe e Nick, do qual ele também é muito fã e eu adorei ele usando o termo bromance para se referir aos dois.

E, ao que parece, não somos os únicos que nos divertimos com a série: Barba garantiu que o elenco está adorando a “aventura” e que este é o melhor grupo com quem ele já trabalho. Todos são unidos não somente nas gravações como não é raro saírem juntos, frequentam a casa um do outro e ainda tuítam sobre e nas gravações.

Na verdade, parece que Barba gosta de Grimm pelos menos motivos que eu: “O fato de gostar tanto dessa série é que gosto de boas histórias e bons personagens, tudo o que Grimm tem. Os personagens não seriam tão interessantes em uma história comum, sem a parte da fantasia e o clima de suspense.”

Ah, ele também tem um personagem favorito e não é nada difícil adivinhar qual: “Monroe e eu gostamos de vinho, comidas refinadas e temos um lado obscuro dentro de nós.”

Conhecer Barba só me fez ter mais certeza ainda de que Grimm é um acerto que poderemos curtir ainda por muito tempo.

P.S. Super agradeço ao canal pela oportunidade de estar com Barba e agradeço a vocês, leitores, afinal, é por causa do blog que eu tenho estas experiências únicas.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

6 Comentários


  1. Que máximo, Simone!!!! adorei a entrevista. Agora uma pergunta que não quer calar, só eu prefiro a Juliet com o Reynard?

    Responder

    1. Risos, acho que não Bianca, deve ter gente que torce pelos dois, até porque muita gente não era fã do casal principal no começo da série, né?

      Responder

  2. Juliette com Nick no início era muito irritante, mas depois foi ficando mais legal e ele realmente é apaixonado por ela (embora eu não me importaria se ele se envolvesse com alguém menos moralmente correto…apesar de ser bastante cliché isso).
    Mas eu também gosto muito do clima de atração irresistível entre ela e Renard. O problema é que é muito sofrimento para o pobre coitado do Nick (e eu gosto da ideia do Renard com alguém mais duas-caras).
    Seja como for, está sendo uma boa história para a série e é impossível não ficar com o coração nas mãos quando as coisas se desenvolvem com esse trio (embora eu ache que o Nick pisou na bola feio não contando a verdade para a Juliette muito antes).

    Agora, deixando o trio de lado, gostei bastante dessa matéria com o Barba. Ele parece genuinamente encantado com Grimm e isso é muito legal.

    Responder

    1. Mica, eu acho que fico torcendo contra o Renard justamente pro Nick não sofrer, de tanto que gosto dele, coitado.

      E sim, fiquei mais encantada ainda com o Barba por conta do sorrisão dele falando da série, ali eu também estava como fã (na verdade eu era a única blogueira ali que acompanha a série e é fã), então isso me confortou de uma forma que nem dá para explicar.

      Responder

  3. Simone, que legal poder conversar com quem a gente admira! Bom saber que Grimm continuará por muito tempo, inclusive nosso folclore ficaria muito interessante na série.
    Realmente concordo quando ele diz que séries que utilizam a fantasia como Grimm e OUAT estão ganhando cada vez mais fãs, pois saem do lugar comum de dramas jurídicos, policiais ou médicos.
    Acho que isto nos desperta a criança escondida dentro de cada um.

    Responder

    1. Elaine e foi muito legal ele falando que a série permitiu que ele voltasse a aprender com seu trabalho. Acho isso super importante pra realização da gente.

      Responder

Deixe uma resposta