Fringe: Novation (04×05)

Nesta semana meu marido acabou “vendo” alguns pedaços de Novation comigo depois de ter parado de acompanhar a série lá pelo meio da terceira temporada. A caminho do trabalho, no dia seguinte, fui bombardeada por perguntas, a principal delas: essa é uma dimensão alternativa?

Aí saí eu explicando que este é um novo mundo, que nos mostra o que teria acontecido caso o Observador não tivesse interferido e salvado Peter em primeiro lugar. Ao ver sua cara de confuso eu o confortei: não se preocupe com isso, mesmo quem acompanha a série está confuso, vários textos que você lê na internet mostra que as pessoas não entenderam que tudo mudou.

Há dias atrás, por exemplo, eu li alguém questionando como Olívia não conhecia nenhuma das crianças tratadas com Cortexoflan se ela precisou elas para ir salvar Peter no outro universo no final da segunda temporada. A questão é: ela não foi. Peter nunca foi levado ao outro lado. Não, não temos o bebê da Bolívia para nos preocupar, porque ela nunca enganou Peter. Peter nunca entrou na máquina, ele nunca investigou os transmorfos, ele não tirou Walter da prisão e foi morar com ele para ajudá-lo.

É uma série nova, diferente de tudo que vimos, mas com elementos que conhecemos.

Até aqui eu não tive dificuldade com nada disso, minha adaptação a mudanças na vida real me ajudou a reprogramar minha mente e a encarar tudo isso numa boa, uma nova série.

Até eu ver o desespero em Peter pelo fato de ninguém saber quem ele é. Até eu ver Walter se martirizando por sentir que não merece coisas boas. De tudo que aconteceu neste episódio foram as pequenas cenas dos dois, que me fizeram sentir uma saudade imensa de Peter, que mais me marcaram.

Porque elas trazem a tona a realidade mais difícil de todas: nossos personagens favoritos não sabem quem Peter é ou sentem falta dele em suas vidas porque ele simplesmente não viveu aquilo com eles.

Isso e a máquina de escrever ao final do episódio: retomada. Foi nisso que eu pensei.

Mas não uma retomada sem tormenta: o retorno imprevisto de Peter, assim como a interferência do Observador, tem efeito sobre o universo e não sabemos qual será. Até o momento vimos a falta de sincronismo, o tempo voltando um pouquinho e andando de novo. Vimos isso antes do efetivo retorno dele, mas a questão continua.

Além disso, como Peter poderá provar que eles viveram coisas de que eles não se lembram? Como ele fará com que Broyles e Olivia confiem nele? Como ele fará com que Olívia o ame novamente? E reconquistar Walter? Na verdade, as perguntas só aumentaram. Até porque, somos o resultado não só de momentos bons, mas dos ruins também, e eu ainda lembro-me do sofrimento de Olivia para aceitar a mudança que o amor traria pra vida dela.

Por conta disso, a simples história do retorno da shapeshifter foi adequada: os holofotes estavam virados para outro lado. E com tanta coisa a ser absorvida, nada mais justo.

O Observador: volta a cena do crime. No exato instante que Olívia chega a casa de karen, a ex-mulher do cientista louco, bem no cantinho, quase imperceptível.

P.S. Novation viria de Renovation? Significa que mais coisas serão mudadas agora? Será que a cor da abertura vai mudar de novo?

P.S. do P.S. Tudo bem que a história da moça era pra ser simples, mas precisavam enganar Olivia tão descaradamente? Poxa, até meu gato sabia que ela era aquele agente do FBI.

P.S. do P.S. do P.S. Astrid perguntando “O que é um observador?” valeu meu dia

P.S. do P.S. do P.S. do P.S. Willian Bell e seus ensinamentos: “Algumas coisas não são para ser tentadas.” Aplicável a qualquer situação.

P.S. do P.S. do P.S. do P.S. do P.S. Peter nos ensinando que shapeshifters possuem GPS. o.O

P.S. do P.S. do P.S. do P.S. do P.S. do P.S. Daqui 10 anos esse bando de zé mané que não assiste a série vai olhar pro passado e se arrepender. Ah, vão sim.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

8 Comentários


  1. “Daqui 10 anos esse bando de zé mané que não assiste a série vai olhar pro passado e se arrepender. Ah, vão sim.”

    E eles merecem !kkkkkkk

    Responder

  2. Chefinha,

    eu acho que é o mesmo universo, ou melhor dizendo, não acho aquele universo que Peter viveu existe mais, o que acho é algo estilo matrix, todos foram programados a esquecê-lo, ou melhor dizendo, foram reprogramados, e Peter meio como Neo ficou de fora. me prendo a essa teoria pelo fato de tanto Walter quanto Olivia sonharem com Peter, e se eles não tinham nenhuma ligação, não deveria ter isso na memoria deles.

    viajei agora, nao?
    =)

    Responder

    1. Oi Paulitcho, eu não gosto de Matrix, então prefiro não comparar algo que adoro com aquilo.

      Concordo contigo que aquele universo não existe mais e acredito que Peter tenha ficado em “suspensão”, preso em algum lugar para onde vão as chances não realizadas. Só que, por algum motivo maluco, ele conseguiu retornar e bagunçou tudo. As lembranças e sonhos de Walter e Olivia são os resquícios dele tentando voltar sabe? Se não fosse essa inquietude dele eles seguiriam sem isso.

      E eu, viajei? Risos

      Responder

  3. Vendo a situacao dos 2 universos me levar a crer que realmente existe um 3 universo,no qual seria a junçao ou o camado amalgama dos elementos,sendo que em algum deles algumas pessoas nao existem,como por exemplo o observador e o proprio peter bishop,mas pra ligar a maquina do outro universo teria que ser o peter,como a bolivia ligou a maquina do lado de la e a daqui como foi ligada,como ela mesmo diz AS VEZES algumas perguntas so geram mais duvidas,algo desse tipo.

    Responder

    1. Albertus: dá para especular muito, porque dependendo das peças que você considera a resposta será uma. Acho isso uma das coisas fascinantes da série.

      Responder

  4. Quase chorei nesse episódio – o Walter rejeitando o Peter, a carinha do Peter partiu meu coração. Quase chorei no episódio seguinte também, especialmente nas cenas dele com Olivia. Tem sido a melhor temporada de Fringe, e a mais sofrida…

    Como assim, as pessoas não entenderam? Pra mim, é óbvio:, é o que você disse: um universo em que Peter nunca existiu, com todas as suas consequências. Ou, numa palavra, um reboot. É o mesmo que J. J. Abrams fez com Star Trek, aliás.

    Novação é termo jurídico. Significa trocar o papel que representa uma dívida por outro, mas mantendo seus atributos. Como se eu desse um cheque que representa que devo X, mas depois negociasse com o credor e o substituísse por uma promissória de X. Tudo igual, mas diferente… parece um nome apropriado pro episódio.

    P.S.: nem demorei dez anos pra ver a série, só cinco. 😛

    Responder

Deixe uma resposta