Fringe: Subject 9 (04×04)

Walter: Você agiu contra todas as convenções e expectativas. Comportou-se de modo irracional… acatando apenas sua intuição e instintos.

 Olívia: Acho que sim.

Walter: Quando eu faço isso, consideram-me louco. Suponho que eu tenha aprendido que a loucura é mais complicada do que pensam.

Peter voltou!! Peter voltou!! Peter voltou!! Mas da onde é que eu não sei, não é? Ainda mais se considerarmos que ele lembra de tudo, enquanto o povo daqui foi pego totalmente desprevenido por sua chegada.

Ele retornando no mesmo lago Reiden que foi cenário da loucura de Walter, das descobertas de Peter quanto ao seu nascimento, do encontro de Walter e Setembro, o Observador.

Só que a grande questão que permanece: aonde Peter ficou nesse meio tempo entre a máquina ter sido acionada e seu reaparecimento?

E ele volta em um episódio simplesmente perfeito, cheio de referências e surpresas – eu, pelo menos, não imaginava que a tal energia que se aproximava de Olívia era o próprio Peter, talvez envolvida demais com o drama de Walter e seu medo de voltar. O que dizer dele saindo do laboratório para surtar no hotel? Naquele momento eu achei que a tal “energia” estava lá com ele, era muito estrago para se fazer sozinho.

(Um aparte: minha filha tem pavor de pessoas usando fantasias que cubram a cabeça. Pavor mesmo, de não ficar no mesmo local. Assim como Walter ela racionaliza a questão, ela sabe que é uma pessoa usando a fantasia e que não existe risco real, mas ela continua com medo. Desde que descobrimos isso eu leio cada vez mais sobre esses medos que impedem as pessoas de fazer coisas, que causam surtos e aprendo cada vez menos. A mente humana ainda é um mistério.)

Eu gostei muito da retomada da trama com as crianças do experimento de Walter, sob uma nova perspectiva, já que não existiu a busca por Peter do outro lado da segunda e terceira temporadas (ele teria morrido ainda criança), mas fiquei esperando que Walter ajudasse o rapaz a neutralizar os efeitos deste em sua vida. Ao final ele apenas torce para que o que aconteceu na estação de energia tenha feito isso.  Sei que ele estava depressivo com a perspectiva de voltar ao manicômio, mas eu esperava essa atitude dele, do Walter que tem tentado reparar seus erros – ou esse seria o Walter que teve Peter consigo depois da infância?

O que temos agora é um Walter que odeia Nina Sharp. Por que? Uma Nina Sharp que ressurge (olha os roteiristas ouvindo minhas preces) quase melhor amiga de Olivia, que não confia em ninguém. Fiquei com a sensação de que minha cabeça daria um nó a qualquer instante. Nem me atrevi a assistir o episódio pela segunda vez, vai que ao invés de simplificar, complica.

Momento mais feliz: A carinha do Walter ao ler o formulário e ver que Olívia não vai mandá-lo de volta para o manicômio. Eu constantemente tenho vontade de abraçar Walter por conta dessas coisas.

P.S. Senti falta de Lee!

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

2 Comentários


  1. Amo Fringe!!!! Só de saber q a audiência nos EUA está diminuindo a cada episódio, eu fico INDIGNADA!!! Talvez fosse o caso de transferir a série para um canal a cabo. A série é boa demais!

    Responder

Deixe uma resposta