Fringe: Neither Here Nor There (04×01)

Olivia: “Não existe mais ninguém, somente eu.”

“Algumas vezes as respostas nos levam a mais perguntas.”

Tudo continua igual, mas não da mesma maneira. Esse é o episódio de retorno de Fringe depois de ficarmos todos com cara de besta ao vermos Peter desaparecer da tela e da vida de todos os personagens. A vida mudou, mas Olivia ainda trabalhará com Walter e Astrid, os buracos entre os mundos foram abertos, Peter foi sequestrado, BOlivia tomou o lugar de Olivia por algum tempo, Walter e Walternativo não confiam um no outro.

Isso não mudou. Mas Peter não existe mais, Olívia nunca o conheceu. O que eu acredito ter acontecido é que Walter chegou a sequestrar o segundo Peter, mas ele não sobreviveu à doença – fiquei com isso na cabeça quando Astrid comenta o fato de que Walternativo tem motivos para odiar Walter.

Só que restaram o vazio que Olivia sente e as visões de Walter para complicar e, ao que parece, nem mesmo os Observadores conseguiram resolver a questão – eu fiquei com a impressão que Setembro havia acionado algum máquina para apagar esses vestígios, mas em seguida Walter viu Peter na tela da televisão, então acho que não funcionou. Ou ele não acionou a máquina de verdade?

E, enquanto nós tentamos nos adaptar a esta nova situação (e o que mais me incomoda é essa tristeza em Olívia porque, poxa, foi tão bom vê-los juntos na temporada passada!) Olívia ganha um novo-velho parceiro: Lincoln Lee. Sou só eu ou é realmente estranho vê-lo nesse novo personagem? Apesar do estranhamento gostei do contraponto de sua personalidade a de Olívia e, afinal, ela precisa de um parceiro até resolvermos essa questão de Peter ter sumido.

Só que, enquanto todos nós – e eles – ainda estamos nos adaptando as mudanças, o pessoal não dorme no ponto e ainda traz a estranha história dos transmorfos que matam pessoas com metal em excesso em seu sangue. Olívia e Lee conseguem matar dois, mas uma terceira escapa, deixando margem para problemas futuros.

Walter não consegue entender exatamente as criaturas, o que leva Olivia a entregar o que descobriram à BOlívia para que ela também investigue o ocorrido. A questão que fica: se os tais transmorfos são coisas do lado de lá, BOlívia é que não nos contará nada. Ou eles não são e aí encaramos outro mistério, um outro mundo, talvez?

O envolvimento de Lee ajuda na investigação e também traz um novo ponto de vista para a equipe: o quanto é aceitável esconder quando se dá de cara com coisas assim? Particularmente eu adorei quando ele questionou a real utilidade de não devolver os corpos para suas famílias. Na verdade, adorei todos os seus diálogos com Olívia. Acho que a parceria com ele pode derrubar um pouco da extrema frieza que a personagem ganhou nessa nova realidade – vide ela ter entregue o corpo do parceiro dele para a família.

P.S. Como um “relançamento” da série, este episódio de Fringe muito me lembrou do começo da série, quando só eu, o Fiaes e mais meia dúzia defendiamos o quanto ela era boa. Bom demais que ela continue me surpreendendo tão prazerosamente.

P.S. do P.S. E essa abertura amarela, meu povo?

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

5 Comentários


  1. Olá Simone! Se vc está gostando espera até os próximos espisódios; o último foi épico!

    Ps. Vc não acompanha pelo calendário americano né? Como consegue? rs
    Eu mal consigo esperar pelo cap legendado.

    Responder

    1. Oi Gabriela, adorei o retorno da série.

      Então, imagina você que eu acompanho uns 56 seriados, na última vez que me dei ao trabalho de contar, e ainda trabalho, tenho uma filha, três gatos e um marido – afff, cansei só de falar – então preciso me organizar para conseguir acompanhar tudo que gosto.

      Acompanho na agenda americana alguns, sobre os quais não escrevo aqui, e na nacional os demais, assim consigo equilibrar um pouco as coisas.

      🙂 Beijos

      Responder

      1. 56? Caramba!rs como consegue?! Olha eu não sei se vc já acompanha essa série então querendo subir esse número para 57, já deu uma olhada em Lost Girl?
        Eu super recomendo. É muito boa. É do canal canadense show case e já está na 2 temporada. É que eu queria q vc comentasse esse show. Não são muitas pessoas q o acompanham; eu queria q outra pessoa falasse sobre o programa.
        Bjs!

        Responder

        1. Gabriela, então, nem eu sei, exige muita organização e paixão, hahahaha. Por enquanto vou ficar devendo Lost Girl, tá na fila pro futuro.

          Responder

  2. eta saudades de vir aqui e apreciar um review de Fringe
    valeu a espera …. a série não decepcionou e ainda vem com tudo … ohhh coisa boa

    consegui ver o observador … hahahahahah

    e eu já sei onde Peter está ….. ele está na tv até o Walter o viu … heheheheh

    sou péssima em criar teorias e Fringe sempre me surpreende, a presença do Lincoln deu um novo ar pra trama e quem sabe pode ajudar na tristeza da Olivia

    Walter sempre arrasando … adoro

    Responder

Deixe uma resposta