Planeta Humano

Semana passada dei uma esticada no trabalho na quarta, sai andando pela Avenida Paulista. Estava uma noite linda, não muito fria, e eu nunca escondi que tenho paixão pela avenida, então acho uma delícia, por mim a atravessava de ponta a ponta todos os dias.

Próxima do MASP, uma quadra antes, mais ou menos, já era possível ouvir os sonos do local: animais correndo, chuva, trovões, gritos. Mais perto, você já percebia o grupo de pessoas reunidas ao lado do parque, todas hipnotizadas pelas imagens projetadas na parede do museu.

O evento foi organizado pelo Discovery Channel para o lançamento de Planeta Humano, produção da BBC e Discovery que levou 04 anos para ficar pronta e foi produzida inteiramente em HD e tem estreia marcada para este dia 12 de maio, a partir das 22h00.

No vão livre do museu, imagens dos 08 episódios da série demonstravam que esse é mais um daqueles documentários que enchem os olhos e tocam o coração, no alto, nos vidros, as projeções impressionavam por seu tamanho e clareza, enquanto alto-falantes garantiam a sensação de que a avenida estava sendo invadida pela vida selvagem. Victor Vasques, também presente ao evento, tirou fotos maravilhosas do que acontecia (as minhas estão bem mais simples, tiradas com o pobre iPhone 3GS travante).

Lá dentro, os convidados foram recebidos por um coquetel, e tiveram por companhia Milton Nascimento, responsável pela dublagem nacional. Também pudemos curtir a exibição do primeiro episódio: OCEANOS.

E eu o que eu achei? Diria que fiquei ainda mais impressionada do que havia ficado com o programa Vida, um marco na produção de documentários. As imagens tem a qualidade que conhecemos, mas o que fascina realmente aqui é a capacidade do ser humano de se adaptar, de encontrar vida, sustento, nos mais inóspidos ambientes.

Em Oceanos, vemos família que passam sua vida inteira em barcos, homens que ainda mantém tradições na hora de caçar tubarões ou baleias. Vemos, ainda, os pescadores de Laguna, Santa Catarina, que pescam com a ajuda de golfinhos – cada um com um nome escolhido por eles.

Ah, e já avisei meu pai para se ligar no canal amanhã e vou assistir de novo, dessa vez na companhia da filhota que, tenho certeza, vai adorar.

Como não podia deixar de ser, recomendo por amigos leitores aqui do blog, é claro.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta