Todo Mundo Mente Todo Dia

LieToMe

Você pode não acreditar nesta afirmação, mas, ao avaliarmos algumas de nossas rotinas diárias podemos observar pequenas alterações de percursos, diminuindo ou aumentando histórias. Vamos encontrar aquelas pequenas mentiras que nos permitem sobreviver em sociedade. O tal contrato social do qual House e Wilson falaram na última temporada do seriado médico.

E se alguém fosse capaz de identificar nossas pequenas mentiras através de umas poucas perguntas ou, ainda, apenas olhando para nós?

Pois Lie To Me, seriado que estréia na FOX neste dia 29, parte da premissa de que isso é possível – baseado no estudo de Paul Ekman a identificação é possível por um desacordo entre o que nossa boca diz e o nosso corpo sabe ser verdade – e de que alguém pode ganhar muito dinheiro com isso e, também ajudar a polícia a pegar os criminosos certos.

Se isso não foi suficiente para atrair sua curiosidade, imagine o doutor Cal Lightman, o tal especialista em mentiras, sendo interpretado por Tim Roth e seu olhar provocador. Coloque como membros de sua equipe uma bonita mulher que não consegue enxergar as mentiras de seu marido apesar de passar o dia decifrando outras mentiras, interpretada pela ótima Kelli Willians (The Practice), um homem que opta pela verdade radical – fala tudo que lhe vem à mente – interpretado por Brendan Hines (The Sarah Connor Chronicles) e uma garota que, mesmo sem treinamento, parece ter um talento inato para a coisa, segundo ela porque já namorou homens demais, interpretada pela bela estreante Monica Raymund.

lie to me equipe

Assisti ao episódio piloto de Lie To Me em uma cabine de imprensa e para quem gosta de um bom seriado policial/procedural o seriado que estréia na FOX é uma ótima pedida: Tim Roth está sensacional e as histórias são muito bem amarradas. Isso sem falar dos exemplos da vida real usados pelo personagem para mostrar os gestos e expressões que entregam a mentira que garantem diversão extra.

E se a função de um episódio piloto é apresentar os personagens e premissas de uma série de maneira a garantir curiosidade suficiente para que você continue acompanhando, bem, o piloto de Lie To Me cumpre o seu papel.

No primeiro episódio a equipe da Lightman cuida de dois casos bem diferentes entre si: a investigação do assassinato de uma professora, cujo principal suspeito é um menino cujos pais são extremistas religiosos, e a possível mentira de um político escolhido para chefiar o comitê de ética.

A solução da investigação do crime é bem satisfatória, já a verdade por trás do comportamento do político é um pouco previsível. Mas realmente importante é o comportamento de Lightman e sua maneira de encarar as mentiras, é isso que faz toda a diferença. Lightman é daqueles personagens pelos quais eu me apaixono.

No site da FOX americana você tem acesso a muita informação boa sobre o seriado, que já garantiu sua segunda temporada apesar de a audiência não ter sido exatamente o que o canal esperava – e na segunda temporada temos a entrada de Mekhi Phifer (ER) como um novo membro da equipe e Shawn Ryanm, criador de The Shield, como showrunner.

No Brasil o canal investiu bastante em divulgação: depois de espalhar pela cidade de São Paulo frases relacionadas ao tema, ele colocou no ar o blog Mentira e o perfil @LieToMeBR no twitter para estimular as discussões sobre o tema.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

2 Comentários


  1. O DVD já saiu no Brasil com o incrível nome de “Engana-me se puder”. Comprei, já assisti a temporada inteira e posso dizer, achei o começo morno mas depois melhorou muito. Tim Roth dá o tom sarcástico perfeito ao personagem (tem gente falando que lembra o mau humor de House) e Kelly Williams tem novamente um bom personagem depois de “The practice”.

    Responder

    1. Eu sou suspeita quando o assunto é Tim Roth: adoro o ator. Mas já gostei bastante logo do primeiro episódio… E já baixei todos os outros, porque dublado ninguém merece né?

      Responder

Deixe uma resposta