House: House Divided (05×22)

bscap0004

Este é um episódio interessante de House, pelo simples motivo de que ele foge um pouco do padrão, mas, ao mesmo tempo, nos entrega muita coisa que sempre foi característica do seriado. É um episódio que, com certeza, não agradará a todos, mas quem gostar vai amar.

Primeiro de tudo: Amber. Vejam só, a idéia pode até ser parecida com a dos roteiristas de Grey’s Anatomy ao colocarem Duquete de volta no hospital, mas a execução é muito diferente. E Anne Dudek deu um show. Sua interação de House, seus diálogos com o médico, em que ela ressaltava que o que fazia não passava do que ele próprio tinha em sua mente, tudo foi muito bem escrito.

Mesmo a jogada dela fazer com que ele cometesse erros e quase matasse Chase foi bem sacada. Não acho que o subconsciente de House o guiasse para matar o médico, é mais crível que ele tenha feito a festa para estremecer o noivado e o fato de Chase quase morrer foi um erro não avaliado. Aqui entre nós fica a curiosidade: o morango presente em um creme hidratante é capaz de disparar uma relação alérgica dessa magnitude? Com o tanto de produto químico na fórmula? Bem, eu é que não posso afirmar nada sobre o assunto.

O paciente da semana foi um achado: um rapaz surdo, que começa a ter a impressão que seu cérebro iria explodir em meio a uma luta. Não foi a doença em si um achado, mas a confusa relação do menino e sua mãe com a opção de colocar um implante que o permitiria voltar a ouvir. A discussão se House deveria ou não ter feito aquilo, indo contra a escolha do rapaz, nem tem lugar, já que o médico nunca ligou muito para o desejo dos outros, apenas para sua própria opinião.

E é nisso que mora a fascinação de House pela presença de Amber. Ele acredita que ela seja a forma de ele acessar qualquer canto de sua mente, trazer a tona a genialidade que aparece de vez em quando, sendo despertada por alguma coisa, e que faz com que ele resolva seus casos.

bscap0008

Como em tudo na sua vida, House não consegue simplesmente gostar disso e aproveitar, ele precisa sugar, ele deixa de dormir para que ela não vá embora, ele quer que ela, como representante de seu subconsciente, lhe dê todas as respostas. Era evidente que, no final, isso não ia dar certo.

Fora toda essa questão médica: você poderia imaginar que alguém tão anti-social e chato como House poderia dar uma festa aparentemente tão divertida? E não foi a primeira, segundo o próprio Wilson, que sai sem calças de seu próprio apartamento para ir para casa, pôde testemunhar.

Agora, se avaliarmos bem, Amber acabar por sacanear House não vai contra a natureza dela, nem contra a própria natureza de House de se auto-sabotar, sempre. O verdadeiro problema pode ser que, neste momento, House não confia mais nem em sua própria mente.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

3 Comentários


  1. ótima rewiew, ótima análise. Achei o caso da semana realmente interessante, coisa que não foi muito frequente nesta temporada. Uma temporada criticada por muitos mas que nos brindam com roteiros excelentes, bem escritos e repletos de sacadas e mensagens subliminares que só os grandes escritores podem fazer. Eu, por exemplo, não imaginava que a Amber, como consciência, poderia sacanear o House. Achei genial e transmitiu exatamente o que você disse: mostrou q

    Responder

  2. (o de cima foi sem querer, sorry!)
    ótima review, ótima análise. Achei o caso da semana realmente interessante, coisa que não foi muito frequente nesta temporada. Uma temporada criticada por muitos mas que nos brindam com roteiros excelentes, bem escritos e repletos de sacadas e mensagens subliminares que só os grandes escritores podem fazer. Eu, por exemplo, não imaginava que a Amber, como consciência, poderia sacanear o House. Achei genial e transmitiu exatamente o que você disse: mostrou que House, além de sabotar os outros, se auto sabota em atitudes destrutivas. Ele foi aonde jamais imaginaria ter ido e agora teme aonde poderá chegar. E eu não vejo a hora de ver o próximo episódio!

    Responder

    1. Oi Carina,

      Não tem problema não.

      Acho que a maior surpresa foi justamente ele perceber que estava sendo sacaneado, bem sabotagem. Ainda não assisti ao dessa semana, mas tbm estou bastante curiosa.

      Responder

Deixe uma resposta