A ciência imita a arte

Elevnth Hour Eternal 01x12

No episódio Eternal (01×12) de Eleventh Hour, uma morte ocorre e Hood é chamado para investigar após o legista descobrir que a vítima possuía dois corações. A investigação mostrou que o milionário e sua esposa estavam usando um tratamento a base de células tronco a fim de melhor o seu desempenho e adiar os efeitos da velhice.

Pois não é que a vida, ou a ciência,  imita a arte, pelo menos em parte? Veja essa notícia veiculada pelo portal G1 hoje pela manhã:

Pesquisadora mostra em SP que células-tronco podem atenuar as rugas
Segundo pesquisa, célula-tronco do próprio paciente rejuvenesce a pele. Efeito lembra o da toxina botulínica, mas sem paralisação muscular.

A portuguesa Isabel Hoffmann Miles é membro da Academia Mundial de Medicina Antienvelhecimento e trouxe para São Paulo o resultado de uma pesquisa que ela chama de “nova revolução da pele”. Segundo Isabel, as células-tronco podem ser usadas não apenas para curar doenças, mas também para rejuvenescer a pele, dando mais viço e atenuando consideravelmente as rugas.

A novidade foi apresentada no 23º Congresso Brasileiro de Cosmetologia, que acontece até esta quinta-feira (28), na Zona Sul de São Paulo. Para ilustrar a pesquisa, Isabel mostrou fotografias de pacientes submetidos a tratamento contra o mal de Parkinson, entre outras doenças, e que tiveram melhora na aparência da pele.

De acordo com a pesquisadora, as células-tronco seriam extraídas da pele da própria pessoa, que poderia ser retirada de qualquer parte do corpo. Depois de “tratadas” em laboratório, essas células seriam capazes de se transformar em qualquer tecido do corpo.

No caso das rugas, as células seriam injetadas no rosto do paciente. Isabel explica que o resultado final seria parecido com o da aplicação da toxina botulínica, conhecida popularmente como Botox, mas que não há a paralisação do músculo nem das expressões.

“O efeito é o mais natural possível, mas o resultado não é definitivo. Não é a cura, é o rejuvenescimento. Também não há condições de deixar uma pessoa de 90 anos com rosto de 30, por exemplo”, esclarece a pesquisadora.

E aí, você encararia o tratamento?

Quem quiser pode ler a reportagem completa clicando aqui.

Escrito por Simone Miletic

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta