Opinião: Tudo Que É Sólido Pode Derreter

ep1_1_1239306755

Quem deu a dica sobre Tudo Que é Sólido Pode Derreter foi o Paulo Antunes, do Teleséries. Eu, que nem sabia nada sobre a existência da nova aposta da TV Cultura em seriados para adolescentes resolvi ligar no canal na última sexta-feira e fiquei gratamente surpresa.

A idéia do seriado é simples: uma adolescente, Thereza (interpretada por Mayara Constantino), segue com sua vida no ensino médio, só que, seja pela paixão pela literatura seja por ter perdido seu querido tio escritor há pouco tempo, ela começa a olhar a vida com outros olhos: os olhos das obras de literatura que está estudando na escola.

Apaixonei-me pela personagem já no primeiro episódio assistido, o segundo da série. A temática usava Os Sermões, do Padre Antonio Vieira e Thereza enfrentava as incertezas relacionadas ao seu relacionamento com seus pais e com seus amigos.

Logo em seguida, para minha felicidade, a TV Cultura exibiu uma reprise do primeiro episódio, que usava a obra A Barca do Inferno de pano de fundo. Ela começa a olhar as situações pelas quais passa pensando qual seria o destino de cada uma das pessoas a sua volta, se seriam levados pela Barca em direção ao Inferno ou se seriam salvos por um anjo do céu.

ep1_auditorio_1239306759

O interessante seriado surgiu, em verdade, de um curta, produzido pelo jovem Rafael Gomes. A obra ganhou diversos prêmios e participou do festival infanto juvenil da Alemanha, um dos mais importantes no mundo. Rafael agora tem a função de diretor geral da série e está totalmente envolvido na execução do projeto.

Vocês podem ter ouvido falar de Rafael por outro trabalho: o vídeo de ficção Tapa Na Pantera, sucesso do You Tube.

A série também é dirigida por Esmir Filho, parceiro de Rafael no vídeo Tapa Na Pantera, e que já recebeu prêmios logo em seu primeiro longa metragem, Os Famosos e Os Duendes da Morte.

Para quem, como eu, tinha saudades de Confissões de Adolescente, fica a dica de se aventurar por esta mistura de televisão e literatura. Sempre às sextas-feiras, a partir das 19h30.

Sugiro, ainda, uma visita ao site da série, onde você pode acompanhar os episódios já exibidos, ter acesso ao blog da Thereza, conhecer as músicas da trilha sonora e os livros de cada episódio, inclusive com links para download das obras de domínio público. Clique aqui para acessar.

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

29 Comentários


  1. Realmente é de ótima qualidade, todos os episódios possuem um ótimo roteiro e casaram bem a adaptação dos livros para o seriado. Achei tudo muito bom, trilha sonora, edição, muito bom.

    Responder

  2. pergunta:

    e pq a globo e as demais tv n conseguem??

    lembro q descobri confissoes de adolescente qndo era pequeno
    e eu nunca fui mto fã de séries onde as protagonistas fossem mulheres(sem machismo, please)
    eu apenas n me identificava com as personagens
    mas lembro q confissoes de adolescentes foi uma rara exceção q eu gostava mto de assistir
    e olha que as séries q n consegui assisti foram gilmore girls, sex and the city, super elogiadas
    longe de mim qrer dizer que confissoes de adolescente é melhor q elas
    mas era uma otima série e esta q vc está indicando ao menos desperta interesse de cara pra quem n viu
    e isto n tv aberta
    é algo raro

    Responder

    1. Não sei Paulo, às vezes eu acho que o povo da tv aberta subestima nossa inteligência e ficam nivelando a qualidade por baixo.
      Eu adorava Confissões de Adolescente!!! E gostei bastante de TQSPD, mas pode ser minha paixão pela literatura…

      Responder

      1. Eu penso que nem é muito necessário( mesmo) ter paixão por literatura. Apesar que ajuda a gostar muuuuuito, mas a série realmente é fantastica; e incentiva o jovem a ler os livros de vestibular, que do jeito que são’ jogados’ pra gente ler, fica até dificil achar divertido a leitura.

        Responder

  3. Acho q premissa da série interessante, mas acho q o Rafael peca no diálogo dos personagens. As vezes é mais complicado/filosófico do que os personagens de Dawson’s Creek. Chega a ser surreal e perde a veracidade. mas enfim, jovem lendo livro no brasil já é super surreal… Tirando alguns caso. Fora q a ambientação é super falsa… É um mundo q não existe. Licença poética? Sei lá, ele poderia ter aproveitado melhor os dramas da realidade.

    Responder

    1. Não sei se foi licença poética, para mim acaba meio exagerado por causa da literatura mesmo. Sei lá, quando você lê um livro você não vê o mundo como ele é, as cores são mais berrantes, os contrastes são diferentes. Eu vejo muito por este lado. Mas concordo com você sobre a linguagem. Acho que corre o risco de se tornar cansativo e não atingir o público a que se destina.

      Responder

    2. Eu sinceramente penso que como jovem que sou não é tão falso assim. Eu realmente me indentifico por inteiro; pode parecer surreal, mas é o que acontece. Nem todo jovem é alienado por cultura pop, ou por interesses individualistas…E ainda existe muito questionamento, por ser uma fase de transição e tal. É de certo, que algumas vezes parece um pouco enganoso o interesse e alguns dialogos ”corretos demais”, mas sei lá, é um pouco de visão poética, né? Eu até penso que fica melhor assim..

      Responder

  4. Eu tenho assistido a todos os episódios da série, comecei a assisti-los pois no colégio precisei ler o auto da barca do inferno, e a série me a judou a ver o livro de um jeito melhor, mais descontraído.
    Adorei essa série

    Responder

  5. Alguém precisa explicar pra Cultura o que é back to back episódios. Primeiro se exibe a reprise da semana anterior, depois o inédito, não o contrário!

    Responder

  6. Esse programa é mtoo bom……foi feito com mta criatividade, ainda mais por aprendermos Literatura de um jeitooo diferente e prazeroso……..!

    Responder

  7. Oi eu querpo novos episodios, achei super legal miuto quero que tenha uma nova temporada ja vi todos a primeira

    Responder

  8. Bom eu acho que ta muito bom esse trabalho, as pessoas são estimudas a estudar mesmo que ñ tenha prova ou mesmo quando estão de ferias, eles conseguem prender
    a nossa ateção o que está faltando mesmo são novos episodios

    agradeço a atenção!!:P
    vou estar de atenas ligadas quando issso acontecer!!

    Responder

  9. olá, achei muito bom o programa, o internalta se prende na historia tanto da parte literaria quanto pela parte de thereza e seus colegas pois se indentificam com isso, e é tambem muito interressante o fato de ser acertados tom do livro com tom da história ! parabens!!!
    gostaria de saber se algum dvd sairá para compra ou se posso fazer um download , se puder por favor indique o link !
    agradecido

    Responder

    1. Olá Andre,

      O seriado está disponível no site da Cultura, não sei se você o encontrará para download. Acredito que logo ele sai em DVD, a Cultura costuma ser rápida nisso. Fique de olho no site do canal.

      Responder

  10. É claramente muito superficial a tentativa de levar grandes obras literárias ão público infanto-juvenil no Brasil,um país definitvamente desprovido da busca pelo prazer que a arte proporciona.

    Porém o programa reflete o que a nova geração é e como se torna perante o vazio absoluto da eterna falta de objetivos nobres como embarcar no mundo da leitura e do conhecimento ´per se´ e não com um instrumento minimizado da arte literária.

    Responder

  11. Oi,eu já assitir todos os episodio de tudo o que é solido pode derrete ,eu comecei a assistir e gostei,agora estou em um momento maravilhoso da minha vida,meu professor passa livros para os alunos lÊ,é o que mais fazemos na sala,bom eu já li dom casmurro inteiro e é otimo.
    a unica coisa ruim é que eu gostava de entrar no blog TQSPD ,mas não sei parace que tiraram do ar.

    Responder

  12. Eu achei o programa o MELHOR PROGRAMA VOLTADO PARA O PÚBLICO ADOLESCENTE NA TV ABERTA. E não é exagero. Descobri um pouco tarde, e acho que eles deveriam criar mais roteiros para a série. PEna que são poucos os adolescentes que vêem. Mas mesmo assim, já é um programa ótimo para todas as idades.

    Responder

  13. Muito bom,

    Tenho 23 anos e tenha assitido os episódios, no inicio fiz um pré julgamento que seria mais um seriado para criaças, mas mudei completamente minha opinião ao terminar o primeiro episódio assistido. Achei muito interessante a maneira que a historia faz comparações da vida da adolescente com as das literaturas, me fez lembrar muito meus tempos de escola, dilemas, conflito e o fato da leitura desses livros terem sido uma tortura pra mim.
    Espero que o seriado continue mostrando essa idéia diferente da leitura dos livros para os vestibulares do nosso país.

    Tudo de bom a todos

    Responder

  14. Sou apaixonda por Tudo que é sólido pode derreter,algo onde temos entretenimento,aprendizagem,cultura,muito rico,aprendie a gostar mais ainda da literatura a partir das interpretações feitas por Tereza.Recomendo para todo mundo!

    Responder

  15. Gostaria que ” TUDO O QUE É SÓLIDO PODE DERRETER ” voltasse a ser apresentado,acho esse programa muuuuuito bom. Parabéns e, que tenha o retorno do programa. Grata.

    Responder

  16. adoro esse programa! pena que acabaram os episodios.sempre tento assistir outras series,mas nunca consigo me interessar realmente por alguma.mas quando assisti tudo que e solido pode derreter adorei. recomendo para todos que gostam de literatura! 🙂

    Responder

Deixe uma resposta