Law&Order: Rumble (19×01)

bscap00061

Isso é o que eu chamo de retorno de seriado. O primeiro episódio da 19ª temporada de Law&Order foi daqueles de tirar o fôlego, de fazer com que você não sentisse o tempo passando e, ainda, ficasse com um sorriso no rosto no final (mesmo que as pessoas ao seu lado na academia não entendam suas caretas e sorrisos enquanto você está assistindo e fazendo exercícios).

Um caso controverso: um homem morre de hemorragia interna depois de ter sido espancando. O problema: ele não foi exatamente espancado, já que participou de uma luta de rua voluntariamente (sim, existe esse tipo de maluco). Sem conseguir elaborar um caso que justificasse uma acusação por assassinato e sem conseguir um acordo por um crime menor, Michael Cutter e Connie Rubirosa têm de, além de engolir a derrota, agüentar a raiva do irmão do rapaz morto, um capitão dos bombeiros.

Aí é que o episódio ferve: o bombeiro e seus colegas de trabalho acabam participando de um briga coletivo com o responsável pela morte e seus colegas de construção. Na briga, além de mortos e feridos entre os envolvidos, um pai de família acaba morto.

Jack MacCoy não admite que todos saiam impunes e a acusação de terrorismo é jogada no tribunal, com a discordância de Michael que, ainda assim, consegue fazer um discurso e tanto de encerramento, e de Cyrus Lupo que, depois de anos trabalhando contra terroristas de verdade, se recusa a depor.

Agora, entre nós, existe mesmo diferença entre os tais terroristas de verdade e homens que causam uma briga descomunal, no meio da rua, apenas por raiva? Por não concordar com algo que a justiça definiu como certo? Eu achei uma questão muito interessante.

Confesso que meu ponto de vista está mais assemelhado ao de Kevin Bernard, que passou a infância e juventude vendo o medo causado pelas gangues e bandidos em geral, terroristas de alto calibre.

Mas o diferencial maior deste episódio foi seu final, quando Michael pede a Jack McCoy que ele seja maior, que ele apresente uma solução razoável. Razoável. Uma boa palavra: chamar a razão.

Quando Jack dá sua entrevista e agradece publicamente ao Michael por tê-lo ajudado a encontrar a razão eu não tive como conter o sorriso, não tive como não me contagiar.

É por coisas assim que Law&Order, mesmo depois de 18 anos, continua sendo um excelente seriado policial e continua na minha lista de preferidos.

bscap00052

Escrito por Simone Fernandes

Formada em contabilidade, sempre teve paixão pela palavra escrita, como leitora e escritora. Acabou virando blogueira.

Escreve sobre suas paixões, ainda que algumas venham e vão ao sabor do tempo. As que sempre ficam: cinema, literatura, séries e animais.

Deixe uma resposta